Siga nossas redes

Economia

Tebet: arcabouço será fundamental para redução de juros

Ministra do planejamento disse que o arcabouço fiscal é uma “bala de bronze” do governo.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que o arcabouço fiscal é uma “bala de bronze” do governo e tem papel fundamental para a redução da taxa de juros, o que pode ocorrer já a partir do segundo semestre deste ano. Tebet participava de uma aula online da FGV-SP, mas não comentou especificamente o relatório divulgado pelo deputado Claudio Cajado (PP-BA) na noite de segunda-feira, 15. Ela estima que o Congresso pode aprovar a regra fiscal em um mês.

“O projeto prevê duas regras. Nós vamos controlar os gastos públicos, não gastar mais do que arrecadamos. Segundo, ele tem o objetivo de diminuir e estabilizar a dívida em relação ao PIB. Isso é fundamental para conseguirmos baixar a taxa de juros, o que acreditamos que vai acontecer a partir do segundo semestre”, afirmou a ministra.

Ela ainda destacou que o governo tem uma “bala de prata”, que é a aprovação da reforma tributária, mudança estrutural que, segundo a ministra, vai destravar a economia. Tebet também defendeu os processos participativos para o plano plurianual (PPA), que listará as prioridades para o orçamento público de 2024 a 2027.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.