Siga nossas redes

Economia

Payroll: criação de vagas de trabalho nos EUA acelera em outubro

Foram criados 531 mil postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado; taxa de desemprego cai para 4,6%.

payroll e trabalho nos EUA
Centro de carreriras em Louisville, EUA, reabre para atendimento presencial April 15, 2021. REUTERS/Amira Karaoud/File Photo

A criação de vagas de trabalho nos EUA – Estados Unidos – aumentou mais do que o esperado em outubro, conforme as infecções por Covid-19 durante o verão no Hemisfério Norte diminuíam, oferecendo mais evidências de que a atividade econômica está recuperando o fôlego no início do quarto trimestre.

Foram criados 531 mil postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, informou o Departamento do Trabalho em seu relatório de empregos (payroll) nesta sexta-feira. Os dados de setembro foram revisados para cima para mostrar abertura de 312 mil vagas, em vez das 194 mil relatadas anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters esperavam abertura de 450 mil vagas. As estimativas variaram de 125 mil a 755 mil postos de trabalho. A escassez de trabalhadores persistiu, mesmo com o fim dos benefícios a desemprego financiados pelo governo dos EUA no início de setembro e a reabertura das escolas para as aulas presenciais.

Ainda assim, o payroll somou-se ao aumento da confiança do consumidor e à atividade do setor de serviços para sinalizar um cenário econômico mais favorável, depois que a variante Delta do coronavírus e a escassez de bens em toda a economia limitaram o crescimento ao seu ritmo mais lento em mais de um ano no terceiro trimestre.

A taxa de desemprego caiu para 4,6%, ante 4,8% em setembro. Enquanto as empresas desejam desesperadamente contratar, milhões de pessoas continuam desempregadas e fora da força de trabalho.

Essa desconexão do mercado de trabalho foi atribuída às necessidades de cuidado durante a pandemia, temores de contrair o coronavírus, aposentadorias precoces, poupanças generosas e mudanças de carreira, bem como ao envelhecimento da população e aos benefícios a desempregados que foram encerrados recentemente.

Como há muitas pessoas que se mudaram das cidades durante a pandemia e ainda não voltaram, também pode haver uma incompatibilidade entre os postos de trabalho abertos e a localização.

Havia 10,4 milhões de vagas não preenchidas até o final de agosto. Cerca de cinco milhões de pessoas deixaram a força de trabalho desde o início da pandemia.

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse a repórteres na quarta-feira (03) que “esses impedimentos à oferta de trabalho devem diminuir com mais progresso na contenção do vírus, sustentando os ganhos no emprego e na atividade econômica”.

O Fed anunciou que começará a reduzir suas compras mensais de títulos neste mês.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.