Siga nossas redes

Economia

Dependentes no Imposto de Renda 2023: quem pode ser e como declarar

Saiba como e quando incluir as despesas com educação, saúde ou previdência privada de outras pessoas na declaração.

imposto de renda

Os contribuintes que estiverem obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 (ano-base 2022) à Receita Federal têm a opção de declarar seus dependentes. O objetivo é deduzir despesas com saúde, educação ou previdência privada e, com isso, aumentar o valor da restituição ou reduzir o imposto devido ao fisco. Veja quais são os gastos dedutíveis.

Tribitaristas consultados pelo InvestNews afirmam que é mais vantajoso declarar os gastos anuais com dependentes (pelo modelo completo da declaração) quando a soma destas despesas ultrapassar o limite de dedução do imposto simplificado, que é de 20% do IR devido.

O próprio programa da Receita Federal já simula, durante o preenchimento, quando o desconto incluindo os gastos com o dependente vale mais a pena que o desconto simplificado.

Vale lembrar que contribuinte deve informar não só as despesas com o dependente, mas também a sua renda e bens, quando houver. Ela também será contabilizada no cálculo do imposto, se for tributável. Por esse motivo, declarar dependentes é mais vantajoso quando ele possui uma renda tributável mais baixa ou inexistente, de acordo com os especialistas.

O que é um dependente no Imposto de Renda

É considerado dependente o cidadão que esteja na condição de dependência econômica ou familiar de outra pessoa, ou seja, o indivíduo que dependa de alguém para seu sustento e suas despesas pessoais. No caso do Imposto de Renda, há alguns critérios para se enquadrar nessa categoria (veja mais abaixo).

Mudanças para 2023

Embora a tabela de alíquotas e isenção do IR tenha sido corrigida em 2023 (declaração de 2024), os valores de descontos para gastos tributáveis permaneceram os mesmos. Portanto, não houve mudanças para declarar dependentes em 2023.

limite de dedução por dependente na declaração em 2023 é de R$ 2.275,08. Já o teto do desconto para as despesas com instrução, seja do contribuinte ou do dependente, é de R$ 3.561,50. Desde o ano passado, não é mais possível deduzir despesas com empregados domésticos.

Até que idade pode ser dependente?

Os critérios estabelecidos pela Receita Federal variam conforme a condição e laço familiar (veja abaixo caso a caso). Via de regra, o limite de idade para ser dependente é de 21 anos e, em alguns casos, 24 anos para indivíduos que ainda estiveram estudando.

Como declarar dependentes no IR

Para declarar corretamente, escolha a ficha “Dependentes”, disponível logo após a “Identificação do Contribuinte” (veja abaixo). Você deve preencher os dados de todos os seus dependentes, incluindo seus rendimentos, dívidas e bens, se tiverem.

Dependentes IR 2022

Como incluir pessoa dependente na declaração

É obrigatório informar os CPFs e data de nascimento de todos os dependentes na ficha correspondente. Cuidado para não colocar pessoas não habilitadas nesta opção.

Quem pode ser dependente no Imposto de Renda?

Confira abaixo quem é considerado dependente pela Receita Federal:

  • companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge;
  • filho(a) ou enteado(a), até 21 anos de idade, ou, em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
  • filho(a) ou enteado(a), se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, até 24 anos de idade;
  • irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
  • irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dos pais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos;
  • pais, avós e bisavós que tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até o limite de isenção do imposto;
  • menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial;
  • pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador. 

Quem é MEI pode ser dependente?

O microempreendedor individual (MEI) pode ser enquadrado como dependente no Imposto de Renda, como pessoa física, seguindo os mesmos critérios para qualquer indivíduo. O fato de um MEI ser dependente na declaração de alguém não o isenta, contudo, de cumprir suas obrigações tributárias como pessoa jurídica.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.