As vendas no varejo brasileiro tiveram crescimento de 1,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior e alta de 1,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
Em 12 meses, o acumulado foi de 1,7%. E, no ano, o setor acumula perdas de 0,1%. Na comparação com fevereiro de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,3% em fevereiro de 2022.
Regiões e atividades
De janeiro a fevereiro de 2022, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista cresceu 1,1%, com resultados positivos em 26 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (8,0%), Rondônia (8,0%) e Acre (5,9%). Somente Tocantins teve resultado negativo (-3,7%).
Seis das oito atividades tiveram taxas positivas, na série com ajuste sazonal:
- livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%);
- combustíveis e lubrificantes (5,3%);
- móveis e eletrodomésticos (2,3%);
- tecidos, vestuário e calçados (2,1%);
- outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%);
- hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
Os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram taxa negativa de -5,6%.
Já o setor de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável (0,0%).
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 2,0% em relação a janeiro. Em 12 meses, a alta é de 4,8%.
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*Com Reuters