Siga nossas redes

ESG

Aparelhos de ar condicionado salvam vidas, mas podem ‘cozinhar’ o planeta

Com aquecimento global, estimativa de que 10 novos aparelhos de refrigeração devem ser vendidos por segundo até 2050.

Um mundo em aquecimento está tornando a necessidade de se refrescar mais urgente. Países quentes estão ficando mais quentes, levando as temperaturas normais do verão a um território perigoso com mais frequência. Os países temperados estão experimentando ondas de calor que antes eram impensáveis.

Globalmente, cerca de 1,2 bilhão de pobres de zonas rurais e urbanas estão em risco porque atualmente não têm acesso a meios de refrigeração e ar condicionado, de acordo com um relatório de 2022 do grupo de pesquisa Sustainable Energy for All. Enquanto isso, 2,4 bilhões de pessoas de classe média estão “à beira” de comprar um aparelho de refrigeração mais acessível, constatou o relatório, independentemente de sua eficiência.

Barato que pode sair caro

Embora milhões de pessoas que compram ar condicionado barato encontrem uma solução rápida para um clima mais quente, também podem agravar a transição energética. Mais ar condicionado coloca mais pressão sobre o fornecimento de energia local e ameaça os esforços para mudar as fontes de energia de combustíveis fósseis para renováveis.

De fato, o resfriamento será “um dos principais impulsionadores da demanda global de eletricidade nas próximas três décadas”, disse a Agência Internacional de Energia em um relatório especial de 2018. A organização estima que aproximadamente 10 novos aparelhos de ar condicionado serão vendidos a cada segundo até 2050.

energia
Aparelhos de ar condicionado em Madri, Espanha. Crédito: Bloomberg

No momento, o resfriamento de ambientes – ventiladores, desumidificadores e condicionadores de ar – usa mais de 2.000 terawatts-hora (TWh) de eletricidade todos os anos, o que equivale a duas vezes e meia a eletricidade total usada em toda a África, de acordo com a IEA, e cerca de 10% do total global.

Com base nas políticas e metas atuais, deve crescer para 6.200 TWh até 2050, com quase 70% do aumento vindo da demanda por unidades de CA em residências.

Resfriamento deve ultrapassar eletrodomésticos

O resfriamento de ambientes já pode consumir mais de dois terços da demanda de pico de eletricidade em dias quentes em partes dos Estados Unidos e do Oriente Médio. Na Arábia Saudita, por exemplo, o ar condicionado responde por 70% da demanda anual total de eletricidade.

Os países onde se espera que a demanda cresça significativamente – especialmente Índia, China e Indonésia – precisariam instalar grandes quantidades de capacidade de pico de energia cara para atender às necessidades de resfriamento antecipadas.

Espera-se também que o resfriamento de ambientes ultrapasse os eletrodomésticos como o maior usuário individual de eletricidade em edifícios em todo o mundo até 2050. Para isso, são necessários 2.500 gigawatts de capacidade adicional – o equivalente à atual capacidade total de geração de energia dos EUA, Europa e Índia combinados, de acordo com o IEA.

Enchente em Lugo, norte da Itália. Crédito: Francesca Volpi/Bloomberg

Parte do desafio é a eficiência do eletrodoméstico: muitas vezes, os novos conversores de AC estão focados apenas em comprar o dispositivo mais acessível que podem encontrar. De acordo com a IEA, o ar condicionado médio vendido em 2018 teve menos da metade da eficiência do aparelho típico disponível e um terço da eficiência da melhor tecnologia oferecida.

Políticas que exigem ou incentivam as pessoas a comprar unidades de ar condicionado mais eficientes podem reduzir a demanda de energia em 45% e reduzir o investimento e os custos operacionais da rede elétrica em US$ 3 trilhões, descobriu a AIE.

Mas mesmo em um cenário otimista que supõe uma tecnologia de resfriamento mais eficiente, a demanda de energia necessária provavelmente excederá as estimativas da IEA para um aquecimento mundial de não mais que 2°C, de acordo com uma pesquisa separada do Centro de Resfriamento Sustentável da Universidade de Birmingham.

Demanda por energia 3 vezes acima das previsões

Se todos no mundo tivessem acesso ao resfriamento que precisam – incluindo geladeiras para alimentos e remédios, bem como condicionadores de ar em carros e residências – a demanda de energia relacionada superaria três vezes as estimativas da IEA até 2030, de acordo com o Centro de Resfriamento Sustentável.

Para fornecer resfriamento suficiente para manter os humanos seguros e alimentos e medicamentos estragados, o Center for Sustainable Cooling estima que o mundo precisará de 14 bilhões de dispositivos de resfriamento adicionais até 2050, quase quatro vezes os 3,6 bilhões atualmente em uso.

Além disso, o volume de eletricidade que o Centro estima que seria necessário para operar todos esses dispositivos é equivalente a mais de 80% da capacidade renovável projetada pela AIE para 2050. No cenário mais pessimista, se novas tecnologias tornando os aparelhos mais eficientes não forem empregadas , pode ser mais de 100%.

Mesmo essas estimativas fazem a suposição (geralmente segura) de que a capacidade de energia renovável continuará a crescer. Se isso não acontecer, o impacto de mais milhões de condicionadores de ar seria muito maior: mais de 2 gigatoneladas métricas (bilhões de toneladas) de dióxido de carbono equivalente por ano até 2030, mesmo em um cenário em que as unidades de CA se tornem mais eficientes ao longo do tempo. Isso é mais do que todas as emissões da UE em 2021.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.