Siga nossas redes

Finanças

7 filmes sobre dinheiro para maratonar no Carnaval

O Investnews conversou com especialistas que elencaram títulos com lições sobre empreendedorismo, mercado financeiro e finanças pessoais. Confira!

LightFieldStudios

Aprender sobre finanças, investimentos e o funcionamento do mercado financeiro não precisa ser algo cansativo ou tedioso. Se você quer aproveitar o Feriado de Carnaval e aperfeiçoar conhecimentos sobre o assunto, existe uma variedade de séries e filmes que podem ajudá-lo nesse processo.

Para fica mais fácil essa seleção, o Investnews conversou com especialistas que elencaram quatro filmes com lições de empreendedorismo, mercado financeiro e finanças pessoais para maratonar durante a folga. Nossa equipe elencou ainda três títulos para compor a lista. Confira quais são e pegue a pipoca!

Série: A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Temas abordados: Empreendedorismo, patrimônio e conquistas

Quem indica: Virgínia Prestes, professora de finanças e investimentos da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) 

Professora Virgínia Prestes, da FAAP

Sinopse: A série de quatro episódios é baseada na história da afro-americana Madam C.J. Walker, a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos. Ela venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária pelo próprio esforço. Fonte: Netflix

Onde assistir? Netflix

Motivo para assistir: “O vídeo mostra toda a construção de um negócio, com todas as dificuldades de ser uma mulher negra, mas mostra alguns conflitos muito atuais, sobre como enxergamos a mistura da família dentro de uma empresa e todos os conflitos que envolvem isso. Por exemplo, a questão de emprestar o dinheiro ou o nome para amigos e familiares. Quando são divulgados dados do Serasa sobre inadimplência, boa parte dos inadimplentes emprestou o nome para uma terceira pessoa, principalmente quando a gente fala em consignado de aposentados.

Além disso, na série a empresa de Madam C.J. Walker está no nome do marido, porque na época nem podia ser no nome dela, mas ainda hoje, em pleno século 21, há muitas mulheres que delegam os cuidados financeiros e o patrimônio ao homem.

Outro tema é a questão dos riscos pessoais e patrimoniais, porque acontece um incêndio durante a série, e, com isso, a Madam C.J. Walker perde praticamente tudo. Neste sentido, gostaria de chamar a atenção para um tema pouco falado no brasil, que são os seguros de vida e patrimonial. Aqui temos uma cultura só de só ter seguro de carro, mas o seguro é uma parte relevante das finanças pessoais, porque você demora uma vida para construir um patrimônio, mas você pode perder em segundos por conta de alguns riscos negligenciados”.

Filme: Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Temas abordados: Mercado de ações, ética nos investimentos, informações confidenciais de empresas

Quem indica: Rob Correa, analista de investimentos e autor do livro “Guia do Investidor de Sucesso no Longo Prazo”

Rob Correa, analista de investimentos e autor do livro “Guia do Investidor de Sucesso no Longo Prazo”

Sinopse: Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a atenção de Gekko e então lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia aérea para a qual trabalha, ganhou um importante processo. Esta informação não foi ainda divulgada oficialmente, mas quando isto acontecer as ações terão uma significativa alta. Gekko o adota como discípulo e logo Bud trabalha secretamente para Gekko, abandonando qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos, pois só quer enriquecer. Bud obtém sucesso, o que faz seu padrão de vida mudar. Fonte: Adoro Cinema

Onde assistir? Tele Cine

Filme: Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Temas abordados: fraudes financeiras, golpes, troca de favores, conflitos de interesse no mercado financeiro, informação previlegiada

Quem indica: Rob Correa, analista de investimentos CNPI e autor do livro “Guia do Investidor de Sucesso no Longo Prazo”:

Sinopse: Após cumprir pena por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) deixa a prisão. Impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele dedica seu tempo a realizar palestras e a escrever um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados. Um dia, após uma das palestras, ele é abordado por Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street. Ele vive com Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko que não fala mais com ele, e usa esta proximidade para conseguir sua atenção. Jacob quer conselhos sobre como agir com Bretton James (James Brolin), um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), tivesse que vender sua tradicional empresa por uma ninharia. Gekko decide ajudá-lo, pedindo em troca que Jacob o ajude a se reaproximar de Winnie. Fonte: Adoro Cinema.

Onde assistir: Telecine

Motivo para assisitir Wall Street: Poder e Cobiça (1987) e Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010):

Ambos os filmes apresentam lições valiosas para os investidores, não apenas com dicas práticas, mas também expondo os problemas estruturais e conflitos de interesses presente na indústria. Apesar dos filmes já terem certo tempo desde que foram levados ao público, existem situações complexas e perigosas que persistem até os dias de hoje. A tecnologia muda, o estilo de vida idem, mas a natureza humana não.

Medo, ganância, sede de poder e desejo de status existem desde que os primeiros momentos das bolsas de valores foram registrados. Quando você junta um ambiente com muito dinheiro circulando e pessoas dos mais variados perfis presentes dentro dele, o resultado é exatamente o que encontramos no ambiente retratado em ambas as obras meticulosamente dirigidas por Oliver Stone.

Desde a bolha das tulipas, alguns séculos atrás, até os dias de hoje, o ser humano não mudou o seu encantamento pelas maravilhosas oportunidades que as bolsas de valores proporcionam.

Aqueles que detém o conhecimento estão um passo a frente dos demais. E, como Gekko diz em ambos os filmes, o ativo mais valioso que o investidor detém é a informação. E ambos os filmes são verdadeiras pepitas de ouro de conhecimento”.

Série: Traders

Temas abordados: banco de investimentos

Quem indica: Bia Moraes, educadora financeira da Ativa Investimentos

Bia Moraes, educadora financeira da Ativa Investimentos

Sinopse: Ambientado na casa de investimentos Gardner/Ross, com sede em Toronto, “Traders” explora a vida íntima e os amores de banqueiros de investimentos cujas decisões de alto risco e alianças escaldantes podem ter graves consequências internacionais.A série conta com cinco temporadas. Fonte: Amazon Prime Vídeo.

Fonte: Amazon Prime

Onde assistir? Amazon Prime Video

Motivo para assistir Traders:

“A série permite ao espectador a possibilidade de conferir os bastidores de um banco de investimentos fictício, contando com a equipe de gerentes até chegar aos traders. Um dos principais pontos positivos do seriado é o fato de ele ajudar as pessoas a desmistificarem as falsas premissas sobre o mundo dos investimentos”.

Confira abaixo outros filmes selecionados pelo Investnews:

Série: Explicando..dinheiro

Temas abordados: golpes financeiros, cartão de crédito, funcionamento dos bancos

Sinopse: É uma série documental da Netflix que analisa a relação das pessoas com o dinheiro e seus muitos campos minados. Ainda vista como tabu, a questão pode causar ansiedade, imprudência, evasão ou até obsessão. A frase “O dinheiro num piscar de olhos” diz tudo: o risco de ser enganado pelo cartão de crédito, a crise do empréstimo estudantil, a dificuldade de economizar o suficiente para a velhice, os excessos em cassinos e os golpes que levam a decisões erradas. A produção mostra as fraquezas das quais todos os seres humanos compartilham quando se trata de dinheiro, bem como as formas usadas ​​para explorá-lo e as melhores estratégias para evitar prejuízos. Fonte: Adoro Cinema

Onde assistir? Netllix

Filme: A Grande Aposta

Temas abordados: Crise imobiliária americana, sistema bancário, crise financeira

Sinopse: Filme Baseado na história real de quatro cidadãos comuns que enxergaram o que os grandes bancos, a mídia e o governo ignoraram: o colapso global da economia. Um ousado investimento os leva até o lado sombrio do sistema bancário, onde todos e tudo é posto em questão. Fonte: Amazon

Onde assistir? Netflix e Amazon Prime Vídeo

Filme: Margin Call: Um dia antes do fim

Temas abordados: corretora de valores, riscos, falência, alavancagem

Sinopse: Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) trabalham no setor de riscos em uma corretora, que está realizando uma série de demissões. Cerca de 80% do setor em que trabalham foi demitido, entre eles o chefe do trio, Eric Dale (Stanley Tucci). Ao pegar o elevador Eric entrega a Peter um pen drive, que contém algo em que estava trabalhando no momento. O alerta para que tomasse cuidado com o conteúdo chama a atenção de Peter, que fica após o horário de trabalho para dar uma olhada no arquivo. Logo ele descobre que trata-se de uma análise da volatilidade da empresa, que indica que há duas semanas ela ultrapassou e muito o limite de risco o qual pode correr. Desta forma a empresa está prestes a falir, o que provoca uma reunião de emergência com diversos setores da empresa, entre eles seu dono, o acionista John Tuld (Jeremy Irons). Fonte: Adoro Cinema

Onde assistir? Amazon Prime Video