Siga nossas redes

Finanças

Ações em NY afundam após inflação nos EUA fechar a porta de corte do Fed em junho

Preços salgados ao consumidor americano sugerem que não há pressa em cortar juros nos EUA

As ações de Wall Street caíram depois que números de inflação mais salgados que o estimado nos Estados Unidos sinalizaram que o Federal Reserve não terá pressa em cortar a taxa de juros este ano.

As bolsas norte-americanas caíram forma generalizada, com o S&P 500 caindo mais de 1% depois que o índice de preços ao consumidor dos EUA superou as previsões pelo terceiro mês seguido. Já os rendimentos do título Tesouro de 10 anos oscilaram perto da marca de 4,5% – atingindo uma nova máximo em 2024.

No mercado futuro, as apostas preveem o equivalente a apenas dois cortes pelo Fed neste ano. A preocupação dos investidores é que as recentes pressões sobre os preços nos EUA possam não ser apenas um obstáculo no caminho. Isso pode significar que a narrativa de taxas de mais elevadas por mais tempo se consolidará novamente.

“Costuma-se dizer que o Fed sobe e desce a escada rolante ao definir as taxas”, disse Richard Flynn, da Charles Schwab. “Mas para o caminho descendente neste ciclo, parece que eles vão optar pelas escadas.”

Tanto o índice cheio quanto o núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, subiram 0,1 ponto percentual mais do que o previsto, com cada um chegando a 0,4%. Para o núcleo, isso marcou o terceiro mês consecutivo de leituras de 0,4%, a sequência mais quente desse tipo desde o início do ano passado.

Em base anual, o CPI cheio acelerou para 3,5%, enquanto o núcleo se manteve em 3,8%, com ambas as leituras acima das previsões dos economistas. Os custos de habitação e da gasolina contribuíram com mais da metade do aumento do CPI, revelando-se um elemento teimoso na batalha contra a inflação.

Os números desafiaram aqueles que ainda esperam que o Fed comece a cortar as taxas de juro em junho. Os economistas do Morgan Stanley disseram que, dependendo do índice de preços ao produtor, que sai na quinta-feira, o “Fed se inclina para um início mais tardio dos cortes” do que em junho. Paul Ashworth, da Capital Economics, foi mais direto: o CPI de hoje “mata as esperanças de redução dos juros em junho”. (Christopher Anstey e Rita Nazareth)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.