Siga nossas redes

Finanças

B3 lança índice que acompanha contratos futuros de cupom de IPCA

De acordo com a B3, o IDAP5 vai refletir a variação do IPCA mais uma taxa de juros fixa.

A B3 (B3SA3) lançou nesta quinta-feira (21) um novo índice de renda fixa, o IDAP5, que vai refletir uma carteira teórica de contratos futuros de cupom de IPCA, conhecidos no mercado brasileiro como DAP.

Prédio da B3 em São Paulo 06/07/2023 REUTERS/Amanda Perobelli

O DAP é um contrato derivativo normalmente usado para proteção contra flutuações da taxa de juro real (descontada a inflação) brasileira. O cupom de IPCA é a taxa de juro real calculada pela diferença entre a taxa média dos Depósitos Interfinanceiros (DIs) e a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – o indicador oficial de inflação.

Assim, o DAP é usado em operações de hedge (proteção) de títulos públicos e privados.

De acordo com a B3, o IDAP5 vai refletir a variação do IPCA mais uma taxa de juros fixa.

“Os índices ajudam a criar alternativas para o investidor acompanhar determinados mercados. No caso do IDAP5 B3, a rentabilidade está associada ao IPCA mais uma taxa de juros (cupom), um ótimo comparativo para investimentos de renda fixa que acompanham o IPCA”, afirmou Henio Scheidt, gerente de Índices da B3.

O IDAP5 será calculado com base em uma carteira teórica de cinco contratos de DAP, com vencimentos nos próximos cinco anos.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.