A operadora da bolsa B3 lançou nesta segunda-feira (25) um novo índice derivado do Ibovespa. O objetivo é igualar a participação das empresas na carteira tanto no momento da sua criação quanto em seus ajustes periódicos.

Para integrar o “Ibovespa B3 Equal Weight”, os ativos devem estar obrigatoriamente na carteira vigente do Ibovespa. Segundo comunicado da B3, o índice segue a mesma metodologia de inclusão e exclusão do indicador de referência, com atualização a cada quatro meses.

LEIA MAIS: Com a explosão dos juros, títulos IPCA+ tombam até 31% no ano

“O objetivo desse novo índice (…) é oferecer uma carteira que seja mais desconcentrada. Assim, o investidor poderá analisar o desempenho do mercado de uma forma que a performance das grandes companhias não impacte tanto na visão do quadro geral.”

Ricardo Cavalheiro, superintendente de índices da B3

Participações relativas evoluirão com o preço da ação

Embora haja a equiparação dos ativos no início de cada quadrimestre, as participações relativas das ações no índice sofrerão alterações conforme a evolução dos preços de cada ação nesse período, disse a operadora da bolsa paulista.

Ainda de acordo com a B3, o novo índice se junta aos índices derivados do Ibovespa B3, que incluem lançamentos anteriores como o Ibovespa B3 Estatais e o Ibovespa B3 Empresas Privadas.

LEIA MAIS: À procura de novos bolsos para infraestrutura, gestoras avançam para a pessoa física