*ARTIGO
Os tokens não fungíveis (NFT) tiveram muita notabilidade em 2021, quando diversos projetos, como a coleção Cryptopunks e o bored ape yatch club (BYAC) ganharam destaque no universo dos ativos digitais. Os brasileiros, por sua vez, foram grandes contribuidores para a marca.
Pesquisa do Statista Digital Economy Compass 2022, divulgado recentemente, mostrou que o Brasil tem 4,99 milhões de usuários da tecnologia, à frente de grandes países que são potências econômicas.
Conforme mostrado no gráfico abaixo, o país líder do ranking é a Tailândia, com 5,6 milhões de usuários. O Brasil é o segundo, seguido dos Estados Unidos, China, Vietnam e Índia.
Ainda de acordo com os dados do relatório, a alta adesão aos NFTs por aqui tem relação direta com a popularidade dos jogos em blockchain, conhecidos como criptogames. O Axie Infinity (AXS), por exemplo, é um dos destaques do setor.
Esse jogo foi inspirado no Pokémon. Nele, os jogadores criam, treinam e participam de batalhas com os Axies, espécie de “monstrinhos” virtuais.
O que é NFT
NFT é a sigla para “tokens não-fungíveis”, ou tokens não fungíveis. Na prática, significa a representação de um item em forma digital, do qual é único.
Apesar de muito associados apenas às obras de artes digitais, os NFTs são uma forma de demonstrar propriedade sobre qualquer ativo virtual — ou um ativo do mundo real — através de um token (criptoativo).
NFT no Brasil é um mar de oportunidades
Os NFTs são como os cartões de crédito em termos de evolução: eles revolucionaram a indústria de consumo e o modo como enxergamos as transações monetárias, mas não de um dia para o outro.
O Brasil tem grande potencial de oportunidades através dos NFTs. Empresas e investidores brasileiros que colocarem pelo menos parte do capital financeiro na tecnologia podem ter surpresas muito agradáveis num futuro — não tão distante.
Porém, conforme outra pesquisa realizada pela Statista em 2021, ainda que não atuem diretamente na área, a opinião de famosos como Neymar, que investe em NFTs e faz divulgação em suas redes sociais, segue sendo muito importante.
*Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
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