Quase metade dos 54 mil credores da BRK Financeira e Portocred com créditos elegíveis à garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) já realizou cadastro básico no aplicativo do fundo. As duas instituições foram liquidadas extrajudicialmente na última quarta-feira (15) pelo Banco Central.
Segundo o próprio fundo, o pagamento da garantia começará após o recebimento das informações das instituições liquidadas.
O FGC orienta investidores e depositantes a checar o aplicativo de mensagens do smartphone para receber via SMS o código para a finalização do cadastro. “Algumas configurações disponíveis nos celulares podem bloquear a exibição dessa notificação ou classificá-la como spam, induzindo a pessoa a acreditar que não recebeu o código. Também é importante verificar a caixa de spam para o recebimento do código por e-mail”, diz o FGC em nota.
Passo a passo
Após realizar o cadastro no app do FGC, é necessário acompanhar os canais oficiais do FGC e aguardar a conclusão do processo de organização dos dados sobre os depositantes e investidores de cada instituição.
Nessa primeira etapa do processo de pagamento de garantias cabe aos liquidantes – definidos pelo Banco Central – reunir as informações sobre identidade e valores a receber de cada pessoa que possui investimentos em ativos garantidos pelo FGC na BRK Financeira e na Portocred.
Após receber do liquidante as informações consolidadas, o FGC informou que divulgará nas redes sociais e em seu site todas as instruções sobre o início dos pagamentos, incluindo o período em que será possível solicitar o recebimento da garantia.
O pagamento será feito pelo aplicativo, com exigência de assinatura digital a partir de biometria.
Mais de R$ 2 bilhões
Segundo o FGC, a BRK Financeira tem base estimada de 42 mil credores com depósitos elegíveis ao pagamento da garantia, que somam R$ 1,7 bilhão. A Portocred Financeira tem base estimada de 12 mil credores com depósitos elegíveis ao pagamento da garantia, que somam R$ 521 milhões.
Como funciona
O FGC oferece garantia ordinária de até R$ 250 mil para investimentos em produtos como conta corrente, poupança, CDB, RDB, LCI e LCA, para cada CPF ou CNPJ, por instituição financeira associada ou conglomerado financeiro. Há um teto de R$ 1 milhão, a cada período de quatro anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
O FGC alerta para possíveis tentativas de golpe envolvendo o pagamento de garantia. Os canais oficiais de atendimento envolvem o app do FGC, telefone, e-mail e redes sociais. Nenhum contato é feito por meio do WhatsApp, e ninguém está autorizado a oferecer este tipo de serviço ou operação em nome do FGC.
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