Siga nossas redes

Finanças

Cenário otimista das megacaps poderia levar S&P para 6 mil pontos, aponta Goldman Sachs

O S&P 500 subiu quase 10% este ano e fechou na sexta-feira em 5.234,18 pontos

Os estrategistas do Goldman Sachs Group Inc. estão mantendo sua previsão para o final do ano do S&P 500 em 5.200, mas têm um cenário em que as megacap tech lideram o índice com mais 15% de alta. A empresa está mantendo sua previsão atual porque o caminho da taxa de fundos federais e a trajetória do crescimento econômico estão totalmente precificados pelos mercados, escreveram os estrategistas liderados por David Kostin em uma nota. Como o panorama para as avaliações estava incerto, os analistas exploraram cenários potenciais fora do caso base.

Um desses é a ideia de que as avaliações das megacap techs podem continuar a expandir, levando o índice a 6 mil até o final do ano e alcançando um índice preço/lucro futuro de 23, disseram eles.

“Embora o otimismo em relação à IA pareça alto, as expectativas de crescimento de longo prazo e as avaliações das maiores ações de TMT ainda estão longe do território de ‘bolha'”, escreveram os estrategistas.

O S&P 500 subiu quase 10% este ano e fechou na sexta-feira em 5.234,18. Isso já deixou para trás muitas previsões de final de ano dos estrategistas. A combinação de dados econômicos saudáveis dos EUA, expectativas de que o Federal Reserve reduzirá as taxas e o otimismo em relação às ações de inteligência artificial estão entre os fatores que ajudaram o índice a avançar.

Uma grande parte do mercado ainda está pressionada por preocupações com taxas “altas por mais tempo” e um custo de capital elevado, à medida que os investidores buscam atributos de qualidade, observou o Goldman. Essa é uma área onde uma mudança pode ajudar as ações a subirem.

“Uma mudança no panorama das taxas de juros sem uma deterioração na economia é necessária para que o rali do mercado se amplie”, disseram os estrategistas.

O Goldman deu estimativas de para onde o índice pode estar indo em vários outros cenários. Em um, uma “recuperação” para as avaliações pré-pandêmicas de 2018 poderia levar o índice a terminar o ano em 5.800, disseram eles.

Os outros dois são muito mais pessimistas — uma situação de “recuperação para baixo” em que as estimativas de crescimento de vendas se mostram muito otimistas, ou onde os investidores começam a precificar o risco de uma recessão. Qualquer um destes cenários poderia levar o S&P 500 a terminar o ano em 4.500, disseram os estrategistas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.