Siga nossas redes

Finanças

Como declarar investimentos em renda fixa no Imposto de Renda?

Veja 3 perguntas e respostas sobre a declaração desse tipo de investimento no IR.

Uma das informações que o contribuinte que está obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2023 precisa incluir em sua prestação de contas com a Receita é a situação de seus investimentos. Isso inclui, claro, aplicações em renda fixa, que devem ser declaradas de forma correta para evitar que o investidor caia na malha fina.

O InvestNews preparou perguntas sobre a declaração de investimentos em renda fixa no Imposto de Renda 2022. Para elaborar as respostas, a reportagem ouviu Nátaly Zamaro, CEO da Spot Finanças, e Fabiano Azevedo, empresário contábil e embaixador da Omie.

Existe algum valor mínimo em investimentos em renda fixa que torna a declaração obrigatória?

Apenas aplicar em renda fixa não obriga o investidor a fazer a declaração do IR. A pessoa tem que atingir os outros requisitos obrigatórios para que seja necessário fazer a declaração.

Contribuintes com saldo superior a R$ 140 mil em renda fixa ou que tiveram rendimentos tributados na fonte com valor superior a R$ 40 mil até 31 de dezembro de 2022 devem incluir os valores no Imposto de Renda 2023.

Como declarar os investimentos em renda fixa no Imposto de Renda 2023?

O contribuinte deve ter em mãos os títulos de acordo com as instituições financeiras e selecionar no programa da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda a ficha de “Bens e Direitos” e escolher a opção do grupo de “Aplicações e Investimentos” (opção 4)

Na sequência, deve selecionar o código 02 para “Títulos públicos e privados sujeitos a tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e outros)”, preencher o campo com o CNPJ que se encontra no informe de rendimentos fornecido pela instituição financeira e, por fim, descrever as característica do investimento no campo “Discriminação”.

Quando declarar os títulos de renda fixa, será necessário informar o custo deste título e os rendimentos que ele gerou durante o ano. Para fazer isso, o investidor sempre vai utilizar duas fichas do sistema: Bens e Direitos e Rendimentos Tributáveis ou Rendimentos Isentos.

Quais são os erros que o investidor deve evitar ao fazer a declaração de investimentos em renda fixa?

É importante que o investidor se atente e evite erros como: não coletar todos os informes de rendimentos das aplicações em instituições financeiras distintas; notas de corretagem das operações; erro de digitação; não declarar os investimentos isentos quando se tem obrigatoriedade por conta dos valores de bens ou até mesmo de rendimentos tributados na fonte; esquecer de declarar PGBL ou VGBL quando composto por renda fixa.

Outro erro comum é tentar lançar sem ter o informe de rendimentos e tentar calcular o IR e os rendimentos por conta própria.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.