Siga nossas redes

Finanças

Desdobramento de ações da Chipotle de 50 para 1 une otimistas e amantes de burritos

Se aprovado, as ações vão começar a ser negociadas com base no novo valor em 26 de junho.

A proposta histórica de desdobramento de ações da Chipotle Mexican Grill Inc. destaca a enormidade da alta do mercado de ações deste ano, mostrando até que ponto a rede de fast-food deve ir para tornar suas ações acessíveis aos que apreciam seus burritos acessíveis. A divisão de 50 para 1 anunciada nesta semana será uma das maiores já feitas na Bolsa de Valores de Nova York se os acionistas aprovarem na assembleia anual da Chipotle em 6 de junho, disse a empresa sediada na Califórnia. Se for aprovada, as ações começarão a ser negociadas com base no novo valor em 26 de junho.

Embora a mudança não altere nada sobre a empresa além do preço por ação, ainda causou excitação: as ações da Chipotle subiram para novas máximas, ampliando uma corrida de recordes que elevou o valor das ações em mais de 26% este ano.

“A divisão de ações de 50 para 1 da Chipotle é inédita”, disse Howard Silverblatt, um veterano de Wall Street com quase meio século de experiência como analista de índices sênior na S&P Dow Jones Indices. “Nunca vi algo dessa magnitude. É incomum.”

Restaurante Chipotle em Nova York | Imagem: Angus Mordant/Bloomberg

“Uma divisão de ações simplesmente pega uma ação e a divide em várias fatias sem alterar o valor total ou o conjunto de propriedade. Empresas buscam divisões – ou divisões reversas, que fazem o oposto – principalmente por motivos de percepção. Quando o preço de uma ação está muito alto, pode afastar os investidores comuns. Quando está muito baixo, pode fazer com que uma empresa pareça barata de uma maneira vulgar.

As divisões perderam popularidade à medida que comprar ações fracionárias se tornou mais popular nos tempos recentes, explicou Silverblatt. No ano passado, apenas quatro empresas no Índice S&P 500 executaram divisões de ações. Mas, à medida que os mercados de ações dispararam em 2024, há mais um problema de percepção para empresas com preços de ações exorbitantes. Embora apenas duas empresas tenham dividido oficialmente suas ações este ano, as empresas percebem que isso pode criar mais demanda por clientes de varejo porque o preço da ação é menor.

“A grande questão agora é: as divisões de ações estão voltando?” disse Silverblatt.

Espanto com o preço

A justificativa da Chipotle para a divisão é tornar suas ações “mais acessíveis” para os funcionários e um grupo mais amplo de investidores. Custando quase $ 2.900, uma ação da Chipotle é mais cara do que o pagamento mensal médio do financiamento hipotecário de um proprietário de imóvel americano. Um desdobramento de 50 para 1 traria as ações da Chipotle para cerca de $ 60, de acordo com o preço de fechamento da sexta-feira (22), o que é mais parecido com um pedido para viagem.

As duas empresas do S&P 500 que dividiram suas ações este ano tiveram explicações semelhantes. A Cooper Cos. Inc., que vende produtos de saúde, incluindo lentes de contato, realizou um desdobramento de 4 para 1 em fevereiro. O gigante do varejo de desconto Walmart Inc. seguiu logo depois com uma divisão de 3 para 1. Em seguida, a Old Dominion Freight Line anunciou uma divisão de 2 para 1 que está programada para acontecer no final de março.

Além do objetivo de eliminar o susto com o preço das ações, as divisões têm o potencial de expandir o conjunto de investidores, aumentando assim a liquidez e a demanda. O Walmart atingiu um recorde após sua divisão, mesmo com acionistas importantes da Família Walton vendendo $1,5 bilhão em ações.

“Se a Chipotle vai dividir as ações, vamos colocá-las de volta a um preço razoável”, disse Thomas Martin, gerente de portfólio sênior da Globalt Investments, que está com uma posição acima da média na ação. “Mesmo que os preços tenham subido com a inflação, as pessoas ainda estão dispostas a pagar pelos burritos! Gostamos dessa ação e vamos mantê-la.”

Tamanho surpreendente

A proposta de divisão de ações da Chipotle chamou atenção especial por seu tamanho.

Além de algumas divisões maiores associadas a ofertas de ações, o ajuste da Chipotle empataria com a Berkshire Hathaway como a maior, segundo dados compilados pela Bloomberg. A divisão de 50 para 1 das ações classe B da Berkshire em 2010 foi parte de sua aquisição da ferrovia Burlington Northern Santa Fe.”

“Eu pensei que tinha lido errado”, disse Ken Mahoney, presidente e diretor executivo da Mahoney Asset Management, ao ver o anúncio da Chipotle. “Eu estava no Twitter quando a notícia foi divulgada pela primeira vez e as pessoas sempre brincam no Twitter”, referindo-se à plataforma X pelo seu antigo nome.

A Chipotle teve pouca escolha a não ser buscar uma divisão gigante se quisesse tornar suas ações acessíveis às massas. É a quarta ação com o preço mais alto no S&P 500, atrás da AutoZone Inc., Booking Holdings Inc. e NVR Inc.

Quem será o próximo

Alguns participantes do mercado esperam que a Nvidia Corp. seja a próxima na fila para um desdobramento de ações.

A queridinha líder de inteligência artificial do mercado subiu cerca de 90% este ano, ampliando um recorde alcançado em 2023 e ultrapassando o nível em que anunciou pela última vez uma divisão de ações em 2021. As ações da fabricante de chips caíram das máximas históricas atingidas no início de março, mas ainda são negociadas por mais de $900 cada.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.