Siga nossas redes

Finanças

Dólar fecha a R$ 4,19 e bolsa sobe com “prévia” do PIB

Ações do Bradesco e Itaú deram um fôlego extra para o índice da B3.

B3 Bolsa Ibovespa
Crédito: Shutterstock

São Paulo – O Ibovespa, principal indicador da B3, fechou em alta nesta quinta-feira (16), após dados positivos sobre o desempenho do PIB brasileiro em novembro.

O indicador da bolsa brasileira subiu 0,26%, a 116.704 pontos, ajudado pela alta das ações dos bancos Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4). Ambas valorizaram 1,43% e 0,20%, segundo dados preliminares.

Já o dólar fechou em alta de 0,14%, negociado a R$ 4,1912. Com isso, a moeda renovou o maior valor desde o início de novembro.

Veja as maiores altas e baixas da bolsa hoje

No cenário interno, investidores acompanharam a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que apresentou resultado positivo em novembro de 2019, o Índice teve alta de 0,18% em relação ao mês de outubro.

O resultado melhor que o esperado amparou a alta do Ibovespa. Isso porque investidores têm se apoiado mais em números sobre o comportamento da economia interna do que ao exterior.

Lá fora, durante a manhã, os índices futuros de Nova York subiram e as bolsas europeias caíram, um dia depois da assinatura do acordo comercial entre os Estados Unidos e a China assinado na quarta (15) em um evento na Casa Branca.

Na quarta-feira (15), o Ibovespa fechou no vermelho, interrompendo dois dias de alta, com queda de 1,04%, aos 116.414 pontos.

*Com Estadão Conteúdo.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.