Siga nossas redes

Finanças

Éxito deve listar BDRs na B3 ao se separar do GPA; entenda

Operação faz parte do processo de separação da empresa colombiana do GPA, que detém atualmente 96,5% do negócio.

A Companhia Brasileira de Distribuição (GPA) (PCAR3) informou no fim da última semana que o grupo varejista colombiano Almacenes Éxito fez um pedido de registro de companhia aberta e do programa de Brazilian Depositary Receipts Nível II (BDRs) junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa também pediu a listagem de seus BDRs (recibos de açõe listadas no exterior) na B3.

A operação faz parte do processo de separação da empresa colombiana do GPA, que detém 96,5% do negócio. O anúncio foi feito em setembro do ano passado, quando o grupo informou que pretendia segregar os negócios, com o objetivo de aumentar o valor de mercado das ações das companhias separadamente.

Na ocasião, o varejista detalhou que a transação seria feita por meio de uma redução de seu capital. O objetivo é distribuir aproximadamente 83% das ações que detém na Éxito aos seus acionistas, com isso o GPA passará a ter uma participação minoritária de aproximadamente 13% no Éxito.

Além disso, a transação ocorreria por meio da distribuição proporcional aos acionistas de GPA de ações ordinárias do Éxito na forma de BDRs.

Entenda a separação

Segundo informações da XP Investimentos, a transação deve ser bastante similar à cisão entre GPA e Assaí feita em 2021. Os atuais acionistas do GPA terão o direito de receber quatro ações do Grupo Éxito para cada ação PCAR3 que tiver.

“A operação visa destravar valor para os acionistas do GPA e prover liquidez para a operação do Éxito na bolsa da Colômbia”, disse a XP em relatório divulgado na época do anúncio em setembro.

“Embora acreditemos que a cisão do Grupo Éxito possa destravar valor através de uma potencial reclassificação dos ativos e acreditemos que a cisão deixa o negócio com uma estrutura simplificada e adequada para ser analisada, vemos a liquidez do papel na Colômbia como um risco, enquanto o potencial de valorização pode ser mais limitado quando analisado do ponto de vista de preço sobre lucro”, acrescentam os analistas.

Novo comunicado

No anúncio da última semana, o GPA destacou que obteve as autorizações prévias necessárias de todos os seus credores financeiros para o pedido de registro, “demonstrando a confiança na transação e na solidez financeira do GPA”.

“Com conclusão de mais uma etapa da transação, o GPA renova a sua confiança no potencial destravamento de valor para os acionistas do GPA e Éxito em decorrência da transação”.

A implementação da transação depende da obtenção de aprovações necessárias, incluindo as aprovações dos acionistas do GPA e dos órgãos reguladores competentes.

O GPA disse ainda que mantém sua expectativa de concluir a transação, com a entrega efetiva das ações ordinárias do Éxito na forma de BDRs e ADRs aos seus acionistas, durante o primeiro semestre de 2023.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.