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Golpes virtuais ou de troca de cartão aumentam no Natal; veja dicas para evitar

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) faz recomendações aos consumidores.

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Com aumento do consumo no fim de ano, golpistas tentam se aproveitar dos brasileiros que saem às compras no varejo de rua, shoppings e nos e-commerces. Entre tantos tipos de golpes, atualmente os principais acontecem a partir de contatos e mídias falsas e pelas tentativas de trocas de cartões físicos, de modo que os proprietários não percebam.

“Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, o cartão ultrapassou o limite ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

À vista disso, a entidade preparou algumas dicas para evitar cair na conversa desses golpistas. Confira a seguir:

No mundo virtual

1 – Nunca clique em links, digite você mesmo o endereço da loja no navegador de internet.

2 – Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto.

3 – Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos.

4 – Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.

5 – Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.

6 – Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja  escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência.

7 – Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento, seja no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

8 – Tome cuidado com compras nas redes sociais. O consumidor deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores sobre as compras e prazos de entregas.

9 – Cuidado com o que compartilha nas redes sociais. Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.

10 – Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet, de preferência que ofereçam essas opções: e-mail, redes sociais, aplicativos e sistemas operacionais.

11 – Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários.

Em lojas físicas, shoppings e comércios de rua

12 – Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa.

13 – Sempre confira o valor da compra na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.

14 – Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão.

Crédito: Adobe Stock

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