Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha quase estável após alta da taxa de juros nos EUA; dólar sobe

Investidores também ficaram atentos ao cenário político brasileiro.

O Ibovespa encerrou praticamente estável nesta quinta-feira (3), com investidores ainda de olho no cenário política brasileiro e reagindo as sinalizações do banco central norte-americano de que ainda existem incertezas sobre até onde a taxa de juros precisa subir para combater a inflação nos Estados Unidos. O dólar, por sua vez, teve leve alta.

As ações de varejistas como Magazine Luiza (MGLU3) estiveram entre os destaques de alta na sessão da bolsa brasileira, enquanto Vale (VALE3) foi um contrapeso relevante.

No dia, o Ibovespa recuou 0,03%, aos 116.896 pontos. Já o dólar avançou 0,13%, negociado a R$ 5,1253.

Juros dos EUA

Na quarta-feira, o Fed elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, enquanto sinalizou que futuros aumentos podem ser menores para levar em conta o “aperto acumulado da política monetária” até agora. No entanto, o chair da instituição, Jerome Powell, alertou que “nenhuma decisão foi tomada”.

Powell também afirmou que os juros podem acabar ficando acima do que as autoridades estimaram na reunião de setembro. A decisão anunciada na véspera deixou a taxa de juros em uma faixa entre 3,75% e 4%, a mais alta desde o início de 2008.

Cenário político interno

No Brasil, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que pregam o desrespeito ao resultado das eleições e uma intervenção militar no país, o que é ilegal, realizavam ainda nesta quinta-feira 86 interdições e bloqueios em estradas de 11 Estados, sendo Mato Grosso e Santa Catarina os mais afetados.

Bolsas mundiais

Wall Street

As ações norte-americanas fecharam em queda pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira, quando novos dados econômicos pouco contribuíram para alterar as expectativas de que o Federal Reserve continuará aumentando as taxas de juros por mais tempo do que se pensava anteriormente.

Dados divulgados nesta quinta-feira indicaram um mercado de trabalho ainda forte nos EUA, embora um relatório separado tenha mostrado que o crescimento no setor de serviços desacelerou em outubro.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 perdeu 1,04%, a 3.720,44 pontos, enquanto o Nasdaq Composite perdeu 1,73%, a 10.342,97 pontos. O Dow Jones Industrial Average caiu 0,47%, a 31.995,61 pontos.

Europa

As ações europeias atingiram mínimas em uma semana nesta quinta-feira.

O pan-europeu STOXX 600 caiu 0,9%, registrando seu pior desempenho diário em quatro semanas, com ações de tecnologia e imóveis, sensíveis aos juros, caindo 2,3% e 2,9%, respectivamente.

Enquanto a maioria dos principais índices setoriais caiu, as ações de bancos e seguradoras se mantiveram firmes, subindo 0,4% e 0,2%.

Os mercados europeus de ações subiram em três dos quatro dias que antecederam a decisão do Fed, auxiliados por balanços corporativos mais positivos do que o esperado. No entanto, os dados econômicos desde então forneceram mais evidências de que a zona do euro está gradualmente entrando em recessão.

À medida que a inflação da zona do euro atinge novos recordes, o Banco Central Europeu (BCE) adotou medidas semelhantes às de seu par do outro lado do Atlântico ao manter seu rápido ciclo de alta dos juros, já que sua taxa de depósito deve chegar a pouco menos de 2,9% em 2023.

Por outro lado, o Banco da Inglaterra alertou que o Reino Unido enfrenta uma longa recessão e os custos dos empréstimos devem subir menos do que o esperado, depois de elevar os juros em 75 pontos-base, a maior alta desde 1989.

Ásia e Pacífico

As ações de Hong Kong e da China caíram nesta quinta-feira após dois dias de altas, uma vez que novo aumento de juros nos Estados Unidos e o aumento nos casos de Covid-19 na China alimentaram preocupações sobre uma nova desaceleração no crescimento econômico global.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei permaneceu fechado.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 3,08%, a 15.339 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,19%, a 2.997 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,81%, a 3.647 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,33%, a 2.329 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,87%, a 12.986 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,23%, a 3.102 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,84%, a 6.857 pontos.

*Com informações da Reuters.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.