Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha acima de 108 mil pontos, à espera de dados de inflação; dólar cai

Mercado segue na expectativa de que o BC fechou ou deve fechar em breve o ciclo de alta da Selic.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em forte alta nesta segunda-feira (8), puxado pelo avanço das ações da Petrobras (PETR3, PETR4). O dólar, por sua vez, fechou em queda. O dia foi marcado pela espera da divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos nesta semana.

Na sessão, o Ibovespa avançou 1,81%, aos 108.402 pontos. Já o dólar recuou 1,06%, negociado a R$ 5,1123.

“Nesta semana, a atenção dos investidores estará focada no índice de preços ao consumidor dos EUA de quarta-feira, principalmente após o relatório de empregos dos EUA, muito mais forte do que o esperado”, afirmou a XP Investimentos, em referência ao payroll divulgado na sexta-feira (5).

Os números do mercado de trabalho, de acordo com a equipe da XP, diminuíram expectativas de que o banco central norte-americano (Federal Reserve, o Fed) possa ceder em sua campanha agressiva para domar a inflação e reduzir o ritmo de alta da taxa de juros.

“Embora esteja claro que o Fed precisa continuar apertando a política monetária, ainda faltam cerca de seis semanas até a próxima reunião, e lembramos aos investidores que os dados econômicos podem mudar muito rapidamente”, disse Robert Schein, diretor de investimentos da Blanke Schein Wealth Management.

“Os dados de preços ao consumidor ajudarão a confirmar se os esforços de aperto monetário do Fed foram bem-sucedidos em começar a domar a inflação ou se é necessário um aperto contínuo.”

No Brasil, o comportamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho divide a atenção com a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), ambos na terça-feira, em meio à aposta de que o Banco Central pode ter encerrado na semana passada ou finalizará em breve o ciclo de alta de juros no país.

Bolsas Mundiais

Wall Street

Os índices de ações dos Estados Unidos fecharam com pouca alteração nesta segunda-feira.

O índice S&P 500 fechou em queda de 0,12%, a 4.140,06 pontos. O Dow Jones subiu 0,09%, a 32.832,54 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,1%, a 12.644,46 pontos.

Europa

As ações europeias registraram seu melhor dia em quase duas semanas nesta segunda-feira, depois de queda na semana passada, repercutindo o payroll.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,8%.

Quase todos os setores tiveram alta nesta sessão, com os economicamente sensíveis serviços financeiros e automotivo liderando os ganhos.

Ásia e Pacífico

As ações da China foram negociadas dentro de uma faixa apertada nesta segunda-feira (8), com o setor de energia sendo parcialmente compensado por perdas nas ações de consumo, já que os surtos domésticos de covid-19 e as tensões com os Estados Unidos mantiveram a fragilidade do sentimento do mercado.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,26%, a 28.249 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,77%, a 20.045 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,31%, a 3.236 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,21%, a 4.148 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,09%, a 2.493 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,10%, a 15.020 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,36%, a 3.270 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,07%, a 7.020 pontos.

*Com informações da Reuters.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.