O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em forte alta nesta segunda-feira (8), puxado pelo avanço das ações da Petrobras (PETR3, PETR4). O dólar, por sua vez, fechou em queda. O dia foi marcado pela espera da divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos nesta semana.
Na sessão, o Ibovespa avançou 1,81%, aos 108.402 pontos. Já o dólar recuou 1,06%, negociado a R$ 5,1123.
- Cotação do Ibovespa hoje
- Cotação do dólar hoje
- Cotação de criptomoedas hoje
“Nesta semana, a atenção dos investidores estará focada no índice de preços ao consumidor dos EUA de quarta-feira, principalmente após o relatório de empregos dos EUA, muito mais forte do que o esperado”, afirmou a XP Investimentos, em referência ao payroll divulgado na sexta-feira (5).
Os números do mercado de trabalho, de acordo com a equipe da XP, diminuíram expectativas de que o banco central norte-americano (Federal Reserve, o Fed) possa ceder em sua campanha agressiva para domar a inflação e reduzir o ritmo de alta da taxa de juros.
“Embora esteja claro que o Fed precisa continuar apertando a política monetária, ainda faltam cerca de seis semanas até a próxima reunião, e lembramos aos investidores que os dados econômicos podem mudar muito rapidamente”, disse Robert Schein, diretor de investimentos da Blanke Schein Wealth Management.
“Os dados de preços ao consumidor ajudarão a confirmar se os esforços de aperto monetário do Fed foram bem-sucedidos em começar a domar a inflação ou se é necessário um aperto contínuo.”
No Brasil, o comportamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho divide a atenção com a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), ambos na terça-feira, em meio à aposta de que o Banco Central pode ter encerrado na semana passada ou finalizará em breve o ciclo de alta de juros no país.
Bolsas Mundiais
Wall Street
Os índices de ações dos Estados Unidos fecharam com pouca alteração nesta segunda-feira.
O índice S&P 500 fechou em queda de 0,12%, a 4.140,06 pontos. O Dow Jones subiu 0,09%, a 32.832,54 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,1%, a 12.644,46 pontos.
Europa
As ações europeias registraram seu melhor dia em quase duas semanas nesta segunda-feira, depois de queda na semana passada, repercutindo o payroll.
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,8%.
Quase todos os setores tiveram alta nesta sessão, com os economicamente sensíveis serviços financeiros e automotivo liderando os ganhos.
Ásia e Pacífico
As ações da China foram negociadas dentro de uma faixa apertada nesta segunda-feira (8), com o setor de energia sendo parcialmente compensado por perdas nas ações de consumo, já que os surtos domésticos de covid-19 e as tensões com os Estados Unidos mantiveram a fragilidade do sentimento do mercado.
- Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,26%, a 28.249 pontos.
- Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,77%, a 20.045 pontos.
- Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,31%, a 3.236 pontos.
- O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,21%, a 4.148 pontos.
- Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,09%, a 2.493 pontos.
- Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,10%, a 15.020 pontos.
- Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,36%, a 3.270 pontos.
- Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,07%, a 7.020 pontos.
*Com informações da Reuters.
Veja também
- Dólar fecha no maior nível da história após notícia sobre a isenção de IR para salários de até R$ 5 mil
- JPMorgan rebaixa as ações do Brasil devido aos crescentes riscos fiscais
- B3 lança novo índice derivado do Ibovespa, mas com peso igual para as empresas
- Na contramão dos EUA, Ibovespa recua após vitória do Trump
- A bolsa tinha tudo para decolar em 2024, mas a Selic estragou a festa