Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha semana em queda, aos 115 mil pontos, de olho em falas de Powell

Chefe do Fed disse que juros nos EUA podem subir ainda mais se for necessário.

O principal índice da B3 opera forte em queda nesta sexta-feira (25), mesmo diante da alta de commodities no exterior, com agentes financeiros de olho nas expectativas sobre os juros nos Estados Unidos. O dólar sobe sobre o real.

O Ibovespa recuou 1,02%, aos 115.837 pontos. Na semana, o indicador acumulou alta de 0,37% e, em agosto, recuou 5,01%. Já o dólar caiu 0,10% no dia, a R$ 4,8750. Já na semana, teve variação negativa de 1,85%, e acumulu valorização de 3,09% no mês.

Juros nos EUA

O Federal Reserve (Fed) pode precisar aumentar ainda mais a taxa de juros para garantir que a inflação seja contida nos Estados Unidos, disse nesta sexta o chefe do banco central norte-americano, Jerome Powell.

Os comentários que contrabalançaram a redução no ritmo de aumento dos preços no último ano com o surpreendente desempenho da economia dos EUA.

Powell disse que as autoridades de política monetária do Fed procederão com cuidado ao decidir se devem “apertar mais” os juros, mas também deixou claro que o banco central ainda não concluiu que sua taxa básica de juros está alta o suficiente para garantir que a inflação retorne à meta de 2%.

“A função do Fed é reduzir a inflação para nossa meta de 2%, e é o que faremos”, disse Powell. “Apertamos significativamente a política monetária ao longo do último ano. Embora a inflação tenha diminuído em relação ao seu pico – um desenvolvimento bem-vindo – ela continua muito alta”.

“Estamos preparados para aumentar ainda mais os juros, se for o caso, e pretendemos manter a política monetária em um nível restritivo até estarmos confiantes de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção ao nosso objetivo.”

Jerome powell, chefe do fed

O discurso de Powell foi muito aguardado depois que uma série de dados econômicos sólidos, incluindo queda nos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada, diminuiu as expectativas de que o Fed poderia estar próximo do fim de seu ciclo de aumento de juros.

“A mensagem de Powell é, em grande parte, a esperada, ou seja, está havendo progresso na luta contra a inflação, mas é muito cedo para dizer que a batalha está ganha e o Fed está preparado para aumentar ainda mais, se necessário”, disse Stuart Cole, economista-chefe da Equiti Capital.

Juros mais elevados nos EUA tendem a impulsionar os rendimentos dos Treasuries e, consequentemente, manter o dólar em patamares fortes a nível global, conforme investidores migram seus investimentos em renda fixa para a maior economia do mundo.

IPCA-15

Enquanto isso, no Brasil, dados mostraram que a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) subiu mais do que o esperado em agosto sob pressão dos custos da energia elétrica, com a taxa em 12 meses voltando a superar os 4%, impulsionando as taxas dos principais contratos futuros de juros nesta manhã.

Os dados vieram na mesma semana em que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em entrevista que a luta contra a inflação não está ganha.

O nível atual dos juros, de 13,25%, continua sendo apontado como um apoio para o real ao torná-lo mais atraente para estratégias de “carry trade”, que buscam lucrar com diferenciais de custos de empréstimo entre economias.

Muitos participantes do mercado argumentam que, mesmo após o início do afrouxamento da política monetária do BC no início deste mês, a Selic segue em nível restritivo, dando suporte à moeda brasileira.

Bolsas mundiais

Wall Street

As ações dos Estados Unidos encerraram uma sessão volátil em alta nesta sexta-feira, conforme investidores digeriram comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, de que o banco central dos EUA pode precisar aumentar ainda mais a taxa básica de juros para garantir que a inflação seja contida.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 0,66%, para 4.405,32 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,93%, para 13.589,13 pontos. O Dow Jones subiu 0,73%, para 34.344,00 pontos.

Europa

As ações europeias perderam o ímpeto visto no início da sessão desta sexta-feira, pressionadas por quedas nos setores financeiro e de tecnologia, com o humor abalado depois de o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, indicar a possibilidade de mais aumentos da taxa de juro ao discursar no aguardado simpósio de Jackson Hole.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou estável a 451,39 pontos, depois de chegar a marcar uma alta intradiária de 0,7%, mas registrou sua melhor semana em quatro, apoiado por um rali de fabricantes de chips antes da divulgação de resultados trimestrais da Nvidia na quarta-feira e aumento dos preços das commodities.

Ásia e Oceania

 O índice acionário Nikkei do Japão fechou em queda de 2% nesta sexta-feira, pressionado pelas perdas das empresas relacionadas a chips Advantest e Tokyo Electron, depois que o avanço dos papéis da Nvidia listados nos Estados Unidos perdeu força.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 2,06%, a 31.622 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,51%, a 18.119 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ficou estável, a 3.082 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,20%, a 3.730 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,73%, a 2.519 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,72%, a 16.481 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,29%, a 3.189 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,93%, a 7.115 pontos.

(* com informações da Reuters)

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.