O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, encerrou em alta nesta quarta-feira (30), em dia marcado por uma agenda cheia de dados econômicos no Brasil e no exterior, além de cautela após o Kremlin dizer que não há sinal de avanço nas negociações com a Ucrânia. O dólar, que registrou queda durante a manhã, também encerrou em alta.

No dia, o Ibovespa avançou 0,02%, aos 120.260 pontos. Já o dólar subiu 0,61%, negociado a R$ 4,7866.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da FGV, subiu 1,74% em março, bem acima da expectativa de avanço 1,37%, segundo pesquisa da Reuters com analistas. Os contratos de juros futuros cresciam, após algumas sessões de alívio. Dados de dívida pública e resultado do governo central também são monitorados na cena doméstica.

Nos EUA, o Produto Interno Bruto (PIB) expandiu a uma taxa anualizada de 6,9%, informou o Departamento do Comércio em sua terceira estimativa para o PIB do quarto trimestre. O dado foi ligeiramente revisado para baixo de uma taxa de 7% estimada em fevereiro, enquanto economistas esperavam revisão para 7,1%.

Já as contratações no setor privado subiram acima do esperado, mostrou o Relatório Nacional de Emprego da ADP, enquanto o mercado aguarda pelo payroll, principal dado do mercado de trabalho norte-americano, na sexta-feira.

Conflito Rússia x Ucrânia

Na véspera, conversas em Istambul geraram promessas russas de redução de suas operações militares em torno de Kiev e da cidade de Chernihiv, enquanto a Ucrânia propôs um status de neutralidade que poderia ser um passo em direção a cessar-fogo.

No entanto, “parece que sempre começamos o dia muito otimistas e terminamos o dia sem resolução concreta” do conflito, disse Ariane Benedito, economista da CM Capital, à Reuters. “Passa-se a duvidar de avanços no curto prazo; o mercado aguarda ansioso um desenrolar mais otimista, mas, como o histórico não é esse, ele volta para a precificação de alta dos preços do petróleo e de commodities agrícolas.”

Isso por sua vez, tem beneficiado o real e outras moedas de países emergentes exportadores de commodities desde o início da guerra, conforme investidores estrangeiros buscam alternativas para a compra de produtos cuja oferta tende a ser interrompida pelos desdobramentos na Ucrânia. A América Latina é considerada especialmente atraente, por ser região menos vulnerável à tensão geopolítica.

Nesta quarta-feira, os contratos futuros do petróleo subiram mais de 2%, enquanto os preços de commodities como milho e soja também apresentaram ganhos.

Bolsas mundiais

Wall Street

 As ações dos Estados Unidos caíram nesta quarta-feira, com os índices Dow Jones e S&P 500 encerrando uma sequência de quatro sessões de ganhos após declínio nos sinais de progresso nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia e em meio a perspectiva de que posicionamento mais agressivo do banco central dos EUA no combate à inflação poderia reprimir o crescimento econômico.

Segundo dados preliminares, o S&P 500 perdeu 0,64%, para 4.601,74 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,21%, para 14.442,15 pontos. O Dow Jones caiu 0,18%, para 35.231,05 pontos.

Europa

(As ações europeias recuaram após três sessões consecutivas de ganhos nesta quarta-feira, com investidores pausando para fazer um balanço do resultado de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

Forças russas bombardearam os arredores de Kiev e uma cidade no norte da Ucrânia nesta quarta-feira, um dia depois de Moscou prometer reduzir as operações nesses locais.

Ásia e Pacífico

As ações da China fecharam em alta nesta quarta-feira, com o setor imobiliário liderando os ganhos, em meio ao progresso feito nas discussões de paz entre Ucrânia e Rússia e com os operadores esperando mais medidas de estímulo do governo chinês.

A Rússia prometeu na terça-feira reduzir as operações militares em torno de Kiev e de outra cidade, mas os Estados Unidos alertaram que a ameaça não acabou depois de a Ucrânia propor adotar status neutro em sinal de avanço nas negociações presenciais.

“O apetite por risco nos mercados financeiros globais melhorou com o avanço positivo nas discussões de paz entre Ucrânia e Rússia”, disse Zhang Yanbin, analista do Zheshang Securities.

*Com informações da Reuters.

Veja também