O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, reverteu alta nesta quarta-feira (24) e fechou em queda. Já o dólar fechou em alta de mais de 2% em relação ao real, com investidores de olho nas negociações sobre medidas de combate à pandemia de covid-19 no Brasil.

O Ibovespa fechou em queda de 1,06%, aos 112.064 pontos. O dólar avançou 2,25%, cotado a R$ 5,6380 Veja outras cotações.

Depois de mais de duas horas de reunião entre os presidentes dos Poderes, ministros e governadores, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação de mais um comitê, com a responsabilidade de definir as ações do combate à epidemia de covid-19, em coordenação com os governadores.

Do cenário externo, o dia foi marcado pela notícia do navio porta-contêiner que encalhou no Canal de Suez, bloqueando a navegação em uma das principais rotas de abastecimento do mundo. O incidente elevou as cotações do petróleo neste pregão. Além disso, a alta dos juros dos Treasuries longos (títulos do tesouro americano) também se ampliou, apoiando a alta da moeda americana.

Destaques da bolsa

A maior alta do dia foi do Carrefour (CRFB3) que saltou 12,77%, após anunciar a compra do Grupo BIG por R$ 7,5 bilhões, expandindo a sua presença no Nordeste e Sul do país.

Subiu também a Suzano (SUZB3). com alta de 2,63%, em dia de evento com investidores e após elevar preços na China para nível recorde.

Ainda entre as maiores altas a Gol (GOLL4) avançou 2,46%, em meio a decisão de incorporação da controlada Smiles e após elevar oferta aos acionistas.

No lado oposto do Ibovespa, IRB Brasil (IRBR3) teve queda de 6,2%, em correção de ganhos após divulgação de resultados de janeiro, que mostraram lucro da companhia.

Caíram também Via Varejo (VVAR3) e Magazine Luiza (MGLU3) com baixa de 5,53% e 5,3%, respectivamente, em dia ruim para o e-commerce e repercutindo a compra do Grupo Big pelo Carrefour.

Bolsas globais

O índice S&P 500 fechou em baixa nesta quarta-feira, não conseguindo se recuperar depois da queda da véspera, com investidores deixando de lado o otimismo sobre a recuperação econômica expresso pelo chair do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, e pela secretária do Tesouro, Janet Yellen.

Dow Jones teve variação negativa de 0,01%, aos 32.418,15 pontos, o S&P 500 perdeu 0,55%, aos 3.889,15 pontos, e o Nasdaq recuou 2,01%, aos 12.961,89 pontos.

O mercado acionário europeu fechou praticamente estável nesta quarta-feira, com as preocupações sobre novas medidas de lockdown ofuscando um retorno inesperado da zona do euro ao crescimento econômico em março.

As ações chinesas caíram nesta quarta para seu menor patamar de fechamento em três meses, com o apetite por risco piorando diante das preocupações sobre um possível aperto da política monetária e aumento das tensões entre a China e as principais economias ocidentais.

* Com Reuters e Estadão Conteúdo.