Siga nossas redes

Finanças

Juros do crédito imobiliário continuam baixos mesmo com Selic maior, diz Abrainc

Para entidade, setor se mantém atrativo tanto para investimentos quanto para as pessoas interessadas na aquisição da casa própria.

Imóveis (Crédito: Shutterstock)
Imóveis (Crédito: Shutterstock)

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) afirma que, mesmo com o novo aumento da taxa básica de juros (Selic), de 3,5% para 4,25%, anunciado nesta quarta-feira (16) pelo Banco Central, as taxas de crédito imobiliário seguem em patamares baixos e o setor se mantém atrativo tanto para investimentos quanto para as pessoas interessadas na aquisição da casa própria.

Aliada a isso, a entidade diz que espera a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB), o que traz mais confiança, fortalece os diversos setores econômicos e contribui para o crescimento do emprego e da renda no Brasil.

“O ambiente de negócios continua propício, com grande atratividade para investimentos em imóveis em comparação com as aplicações financeiras tradicionais”, comenta Luiz França, presidente da Abrainc, em nota

A associação caracterizou o movimento do BC como “uma medida técnica da Instituição para conter o avanço da inflação no País”.

Selic em 4,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,75 ponto percentual na véspera (16). O órgão também sinalizou que pode manter o ritmo de alta em sua próxima reunião, a depender das condições de inflação e da economia.

É a terceira alta consecutiva da Selic desde que o BC iniciou seu mais recente ciclo de alta, em março deste ano, saindo da mínima história de 2% ao ano. Em sua última decisão, em maio, o Copom também elevou a Selic em 75 pontos-base.

Leia mais:
• Alta da Selic pode elevar juros do financiamento imobiliário para até 12% ao ano
• Planejamento Financeiro: Dicas de como montar um do zero.
Privatização da Eletrobras: aprovação de MP pressionada?
Comprar ou alugar imóvel? Descubra qual é a melhor opção.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.