As tensões entre o presidente Lula e o Banco Central (BC) continuam mexendo com o mercado financeiro.
O Boletim InvestNews desta sexta-feira (10) comenta os últimos acontecimentos envolvendo as críticas de Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do BC e o patamar atual da taxa Selic. Nesta semana, notícias sobre uma possível mudança nas metas de inflação impactaram a bolsa de valores e o dólar.
Ainda no cenário interno, a semana teve a divulgação da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, além dos dados mais recentes sobre o setor de serviços e as vendas do varejo no Brasil.
Do noticiário corporativo, o destaque foi a divulgação dos balanços de dois grandes bancos, Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), que mostraram os impactos do caso Americanas (AMER3) sobre seus resultados. Os dois bancos provisionaram 100% do valor que seria devido pela varejista, mas, enquanto o balanço do Itaú animou o mercado, o do Bradesco decepcionou. O que aconteceu? Por que BBDC4 caiu?
Além do resumo de notícias de economia na semana, o BLTM também apresenta os números do fechamento do mercado, com cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa no dia, além das ações que mais subiram e mais caíram.
A apresentação é da jornalista Karina Trevizan.
Veja também
- Após G20, Lula e Xi Jinping estreitam laços entre Brasil e China
- Chinesa SpaceSail fecha acordo com governo Lula e se prepara para competir com Starlink, de Elon Musk
- Apesar de rusgas, Brasil avança em plano para importar gás natural da Argentina
- O que Trump e Lula têm em comum: a queda de braço com o Banco Central
- Com fiscal sob pressão, Haddad cancela viagem à Europa a pedido de Lula