Siga nossas redes

Finanças

Macacos, arroz e samurais: a história por trás do gráfico de vela

Descubra como um comerciante de arroz deu origem a uma das técnicas de análise de ativos mais utilizadas até hoje.

Você já deve ter visto o gráfico de vela, ou “candle stick”, em alguma análise de ações por aí pela internet. Ou, quem sabe, você já opera com auxílio deles há bastante tempo. 

Mas você sabia que ele nasceu em um contexto totalmente diferente da bolsa de valores, ainda no século XVIII?

Bolsas de arroz de Osaka

A economia do Japão, em meados de 1700, girava basicamente em torno da produção de arroz. Fazendeiros de todo o país concentravam suas mercadorias nas “bolsas de arroz de Osaka” e, em troca, recebiam cupons que representavam os valores das sacas.

A posse do cupom permitia que qualquer um fosse até os depósitos e retirasse o arroz. Eles também podiam negociar novamente o papel entre os mais de 1,3 mil “traders de arroz” que lá operavam, formando um dos primeiros mercados futuros do mundo.

Munehisa Homma

Um deles, Munehisa Homma, não queria negociar pessoalmente em Osaka, mas por meio de mensageiros direto de Sakata, onde vivia. 

Munehisa usava quatro informações básicas para definir suas negociações: os valores do primeiro e do último negócio do dia e os preços máximos e mínimos pagos pelos cupons de arroz.

Com essas informações, ele desenhava um retângulo vertical, bem parecido com uma vela, que em conjunto com os formatos dos dias anteriores, formavam um histórico dos preços negociados.  

Com o tempo, Munehisa percebeu que, dependendo da combinação dos formatos das velas, os preços futuros se comportavam de maneiras previsíveis. 

Método de sucesso

Reza a lenda que, depois de ter sucesso em 100 trades seguidos usando esse método, os gráficos de Sakata, como eram chamados, ganharam fama entre os traders de arroz.

Munehisa foi reconhecido por sua técnica e foi contratado como consultor financeiro do governo japonês, que o concedeu também o título de Samurai. 

Em 1755, lançou o primeiro livro sobre psicologia do mercado: “Fountain of Gold”, traduzido para o português como “Os Três Macacos Sábios”.

A técnica chegou ao ocidente só na década de 1980, pelo famoso trader americano Steve Nison. 

Com o sucesso que ele conseguiu na bolsa de valores de Nova York utilizando os gráficos de vela, eles acabaram se popularizando nas bolsas do mundo todo.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.