Hoje os mercados se preparam para importantes eventos na agenda do dia, assim como o resultado da reunião do Fed com influências em bolsas em todo mundo assim como os investidores brasileiros acompanham a decisão da taxa Selic.

Mercado espera manutenção da Selic nesta super-quarta

A quarta-feira (1) é marcada pelo resultado da reunião do Copom que vai definir o futuro da política monetária no país. Agentes do mercado esperam que a Selic seja mantida no atual patamar de 13,75% ao ano e as atenções devem se voltar ao tom do comunicado da reunião, divulgado hoje (1) e na ata da reunião na próxima semana.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) divulgado hoje pela FGV IBRE teve queda de 2,1 pontos em janeiro, para 88,6 pontos, no menor nível desde março de 2021 quando o índice registrou 85,9 pontos. Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE destacou que a queda da confiança empresarial em janeiro reflete a continuidade da tendência de desaceleração da atividade econômica iniciada no quarto trimestre de 2022 e as expectativas pouco otimistas para a evolução da economia no curto prazo. A piora do ambiente de negócios ocorre de forma disseminada entre os setores, mas é percebida de forma mais acentuada nos segmentos do Comércio e de Serviços. Em relação ao futuro, as expectativas continuam piorando no horizonte de três meses mas deram sinais de melhora nas previsões para os seis meses seguintes.

E depois de dois meses consecutivos no vermelho, o Ibovespa em janeiro encerrou em alta de mais de 3% aos 113.431 pontos mas ainda com dificuldades de superar a zona dos 114 mil pontos.