Siga nossas redes

Finanças

Morning Call: receio com inflação faz bolsas começarem a semana em queda

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

16/01/2013. REUTERS/José Manuel Ribeiro

Cenário Global e de Bolsa de Valores

As bolsas iniciam a semana majoritariamente em queda dando continuidade ao sentimento da semana passada de que o ritmo atual de aumento de juros pelo Fed nos EUA possa não ser suficiente para segurar a inflação. Além disso, a política de Covid zero na China continua a causar apreensão assim como a divulgação das exportações chinesas em abril que mostraram uma desaceleração na comparação mensal quando foi registrada uma alta de 3,9% em abril após a alta de 14,7% do mês anterior.

No começo do dia, os mercado operam com Japão: -2,53%, Shanghai: +0,09%, Índia: -0,67%, Taiwan: -2,19% , Coréia do Sul: -1,27% e a bolsa de Hang Seng não terá pregão devido ao feriado.

Na Europa, o clima é parecido com forte aversão à ativos de risco com Alemanha: -1,79%, França: -1,92%, Espanha: -0,81%, e o índice Euro Stoxx: -2,18%.

Os pré mercados dos EUA seguem o mesmo tom com Nasdaq: -2,28%, S&P 500: -1,83% e Dow Jones: -1,51% enquanto os investidores devem ficar de olho na divulgação no Índice de Preços ao Consumidor de abril dos EUA que pode mudar as projeções de como o Fed pode agir com sua política monetária.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Além de acompanhar as atualizações da inflação global, os investidores por aqui ficam de olho na divulgação da ata da reunião do Copom realizada semana passada quando a taxa Selic teve um aumento de 1 ponto percentual de 11,75% para 12,75%. A sua divulgação será na terça feira, 10/05, e deve detalhar a visão do Copom em relação a sua política monetária assim como a divulgação do IPCA de abril, que deve ocorrer na quarta feira, 11/05 e as projeções de mercado indicam uma uma inflação anualizada passando de 11,30% em março para 12,06% em abril.

A temporada de balanços também segue nessa semana com divulgações de resultados nessa segunda de empresas como Azul, Banco ABC, BTG Pactual, Itaú, Assaí, Meliuz entre outros.

O índice ainda reflete a aversão ao risco global após a 5ª semana de queda aos 105.134,73 pontos. O saldo acumulado de maio do fluxo estrangeiro é negativo em R$ 7,88 bilhões enquanto o saldo no ano ainda se mantém positivo em R$ 49,78 bilhões.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
Balanços de Azul, BB Seguridade, BTG Pactual, Caixa Seguridade, CBA, Itaú e Terra Santa Agro, antes da abertura, e de 3Tentos, Assaí, Méliuz e Via, após o fechamento do mercado
Roberto Campos Neto cumpre agenda na Suíça, das 8h às 17h
IPC-S da 1ª quadrissemana de maio
EUA
Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa em conferência do próprio Fed sobre mercados financeiros (9h45)
Estoques no atacado de março
Reino Unido
Membro externo do Comitê de Política Monetária do BoE Michael Saunders fala em evento da Resolution Foundation (10h)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.