Siga nossas redes

Finanças

Oceânica Engenharia faz pedido de IPO na CVM

Empresa que presta serviços de inspeção de estruturas submarinas e subaquáticas tem como uma de suas principais clientes a Petrobras.

A fornecedora de infraestrutura marítima usada na exploração de petróleo Oceânica Engenharia pediu registro de companhia aberta, segundo informações no website da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta segunda-feira (20).

Criada em 1978 e com sede na capital do Rio de Janeiro, a Oceânica presta serviços de inspeção e monitoramento de estruturas submarinas e subaquáticas, e tem como uma de suas principais clientes a Petrobras (PETR4).

A companhia afirma em seu website que teve receita líquida de R$ 320,3 milhões em 2021, um aumento de 79% em relação ao ano anterior.

Segundo o registro na CVM, não houve um pedido imediato da companhia para uma eventual oferta de ações, embora o registro solicitado a credencie para tal.

Estagnação de IPOs

O pedido de registro da Oceânica ocorre num momento de estagnação no mercado de ofertas iniciais de ações (IPO) no Brasil, com o ciclo de alta de juros afastando investidores de ativos de maior risco.

Ao mesmo tempo, porém, ações de empresas que atuam no setor de petróleo e gás têm escapado da derrocada nos mercados de ações, dada os preços globais elevados do petróleo.

No começo deste mês, a Oceânica recebeu dois veículos operados remotamente (ROVs) de classe de trabalho (work class) da Forum Energy Technologies para apoiar as atividades de inspeção, reparo e manutenção nos campos de petróleo da Petrobras.

Veja também: