Siga nossas redes

Finanças

Reinvestir dividendos causa efeito bola de neve nos rendimentos; entenda

Assista ao Cafeína e entenda como o reinvestimento dos rendimentos potencializam os lucros.

Quando o rendimento de fundos imobiliários ou os dividendos de ações pagadoras caem na conta do investidor, é normal surgir dúvida sobre o que fazer com o dinheiro. No entanto, para quem não precisa da renda recorrente para ajudar nos gastos cotidianos, reinvestir é sem dúvidas o melhor destino.

Para confirmar a afirmação, o Cafeína pediu ao Head do TradeMap, Einar Rivero, uma simulação com os valores de proventos pagos por fundos imobiliários nos 12 meses encerrados em 02 de setembro deste ano. Para a análise foi levado e consideração apenas os FIIs que estão na carteira do IFIX (Índice de Fundos Imobiliários) e que pagaram os maiores rendimentos no período.

Logo, quem investiu à epoca, no Riza Arctium (ARCT11), recebeu 17,7% de dividend yield em 12 meses (encerrados em setembro). O investidor que recebeu esse rendimento também viu as cotas se valorizarem 3,9% em bolsa. Caso este investidor tivesse reinvestido nelas o yield recebido, a valorização das cotas deste fundo imobiliário seria não mais 3,9% mas teria saltado para 23%.

O FII Urca Prime Renda (URPR11) é outro exemplo. Ele retornou em dividend yield 17,3% em 12 meses, o que aponta para um rendimento de R$ 20,51 por cota nesse período. Sem o reinvestimento dos dividendos em novas cotas, o fundo teve um desempenho  10,8% negativo em bolsa. Mas com o reinvestimento dos proventos pagos, suas cotas se valorizaram 7%.

Um outro exemplo é o Valora Hedge Fund (VGHF11). O FII gerou um rendimento também na casa dos 17% em 12 meses, o que convertido em reais ficaria em R$ 1,71 por cota adquirida. Com o reinvestimento desse yield em novas cotas, seu retorno seria de 22,3% no período. Já sem o reinvestimento, o retorno foi bem mais modesto: uma valorização de 3,1%.

Veja abaixo lista com outras simulações:

Assista ao Cafeína desta quinta-feira, 20 de outubro, e entenda como o reinvestimento dos rendimentos potencializam os lucros.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.