Com o atual cenário global de juros em alta para conter a inflação, risco de recessão, bolsas registrando baixas seguidas, escolher ativos defensivos para a carteira de investimentos é uma estratégia acertada para passar pelo vendaval. Em relatório recente, analistas da área de research do Banco Itaú indicaram 5 ações consideradas defensivas além de outros 5 papeis de companhias pagadoras de dividendos.
Ao menos 60% dos ativos geradores de renda são do setor de saneamento e energia; 20% do setor financeiro e os 20% restantes de tecnologia e informação. É recomendado que investidores voltem suas atenções para ativos considerados mais estáveis e resilientes, como os acima citados.
Logo, os papeis de Bradesco, CPFL Energia (CPFE3), Copasa (CSMG3), Telefonica Brasil (VIVIT3) e Vibra Energia (VBBR3) são a bola da vez, segundo o analista Victor Natal. A justificativa para a escolha é que estes são ativos com previsibilidade de geração de caixa, o que traz um caráter defensivo para a carteira de investimento.
Assista neste Cafeína, com Samy Dana e Dony De Nuccio, a análise destes e outros cinco papeis para ter no radar em período de volatilidade.
Veja também:
- Como investir em dividendos para obter R$1 mil de renda mensal?
- 10 ações baratas na bolsa que pagam bons dividendos
- Conheça 5 tipos de fundos imobiliários
- Como viver de renda: quanto dinheiro é preciso ter e onde investir?
- Melhores pagadoras de dividendos da B3
- O que esperar do follow-on da IRB Brasil?
- CDB com liquidez diária ou no vencimento?
- Calendário de dividendos: confira empresas que pagam proventos em setembro
- Dividendos dos fundos imobiliários de papel devem cair com IPCA em baixa?
- PIB do Brasil cresce 1,2% no 2º tri