Siga nossas redes

Finanças

Tesouro Educa+ cria ‘vaquinha’ virtual para custear estudos e conta para menor

O título público Tesouro Educa+ terá uma nova funcionalidade em que familiares e amigos também possam investir em nome da criança ou adolescente, segundo a B3.

O título público Tesouro Educa+ terá uma nova funcionalidade em que familiares e amigos também possam investir em nome da criança ou adolescente, segundo a B3, a bolsa brasileira. O título é voltado à formação de renda complementar para custear estudos.

Os pais e responsáveis já podem criar uma campanha colaborativa no próprio site do Tesouro Direto com o nome do beneficiado e descrição, que ficará visível aos apoiadores da “vaquinha” virtual. “Após essa etapa, será gerado um link a ser divulgado a amigos e familiares, que poderão escolher um valor de contribuição, a ser pago via Pix, e auxiliar a financiar coletivamente o futuro educacional da criança cadastrada”, apontou a B3 em comunicado.

Os pais terão o controle e poderão conferir os valores recebidos para assim saber quanto falta para alcançar o objetivo estabelecido.  O passo a passo para a criação da campanha de financiamento está disponível no Blog do Tesouro Direto.

Tesouro Direto

“A cultura de investimentos no Brasil mudou junto com a nova geração. E é para esses jovens que a STN, B3 e os participantes do mercado estão olhando com carinho. O Tesouro Coletivo traz mais uma alternativa para que não só o pai ou mãe participem da inclusão da criança no mundo do planejamento financeiro e investimentos, mas o tio, madrinha, familiares e amigos. Datas comemorativas como o aniversário, Dia das Crianças, Natal ou mesmo a mesada da vovó podem vir junto com um ingresso para a educação financeira de milhares de jovens no Brasil e mudar a vida deles no futuro “, disse o diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3, Felipe Paiva, em comunicado.

Conta para menores

Agora também será possível criar uma conta em nome do menor de idade dentro da plataforma do Tesouro Direto através do cadastro rápido (Cad&Pag).

O Cad&Pag é uma funcionalidade que facilita o registro de novos investidores no programa, permitindo o primeiro investimento de forma simplificada. Ele integra os sistemas do Tesouro Direto, do Gov. br e das instituições financeiras em um processo unificado.

O que é o Tesouro Educa+

O título Tesouro Educa+ foi criado para auxiliar pessoas de todas as idades a conquistarem uma renda complementar para custear estudos, sejam eles de ensino superior, especialização ou qualquer outra natureza. O valor poupado será sempre devolvido em 60 prestações mensais que amortizam todo o fluxo investido no produto.

Há um simulador disponível no site do Tesouro Direto para ajudar os pais e responsáveis a escolherem a melhor opção para o planejamento da educação do beneficiário. Fazendo a simulação, o investidor fica sabendo qual o valor mensal necessário para alcançar a sua meta e quantos títulos devem ser adquiridos para atingir a renda escolhida. Ele ainda poderá escolher por meio do simulador a data mais apropriada para o início dos pagamentos mensais. Os aportes mensais não são obrigatórios.

Após a data de conversão, iniciam-se os pagamentos mensais por cinco anos a partir do dia 15 de janeiro do ano escolhido. A regra de rentabilidade do Tesouro Educa+ (inflação + taxa real) é a mesma do Tesouro IPCA+ e do Tesouro RendA+, dois dos títulos mais vendidos do Tesouro Direto, segundo a B3.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.