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Finanças

Vendido em Via e neutro em Magalu: o rebaixamento do JPMorgan para varejistas

Relatório do banco americano aponta que cenário deve permanecer desafiador para as varejistas nacionais mesmo com uma esperada queda na taxa Selic.

O JPMorgan está vendido em Via (VIIA3) e neutro em Magalu (MGLU3), de acordo com o último relatório sobre as varejistas. Os analistas Joseph Giordano, Nicolas Larrain e Guilherme A. Vilela revisitaram seus pontos de vista sobre os players de comércio eletrônico que estão sob cobertura do banco.

Em poucas palavras, eles enxergam o setor com uma perspectiva ainda desafiadora, em especial para os que têm consumidores de classe média baixa – o calcanhar de Aquiles de Magazine Luiza e Via, a dona das Casas Bahia.

É esperado um GMV (métrica que se aplica ao volume bruto de mercadorias vendidas no varejo online) morno para este ano, com crescimento de cerca de 15% para Magalu e de 5% para Via, “embora nenhum dos jogadores tenham visto bons ventos com o efeito Americanas“, disseram.

Magazine Luiza e Via
Magazine Luiza e Via. Crédito: Adobe Stock

Os analistas reiteraram que Mercado Livre (MELI34) e Amazon (AMZO34) foram os maiores beneficiados. O InvestNews antecipou recentemente o compilado do GMV das varejistas e da audiência online via sites e aplicativos apontando que a companhia argentina despontava no ganho de share após o rombo contábil da Americanas (AMER3).

“As tendências diárias de usuários ativos e tráfego do site mostra um declínio maciço de Americanas, enquanto Amazon e Mercado Livre aparecem como os principais ganhadores. Além disso, o crescimento do GMV no 1T23 para MGLU e VIIA não refletiu ventos favoráveis ​​em magnitude comparável à participação de mercado da AMER (embora o mercado tenha diminuído ano/ano)”.

Joseph Giordano, Nicolas Larrain e Guilherme A. Vilela

Endividamento

O JPMorgan também apontou que as varejistas brasileiras devem continuar com alta alavancagem, apesar de melhorias na lucratividade e de haver uma expectativa para queda na taxa de juros (Selic).

” Neste contexto, estamos rebaixando MGLU3 de overweight (exposição acima da média, equivalente à compra) para neutra e VIIA3 de neutra para underweight (exposição abaixo da média, equivalente à venda). O preço alvo não foi definido para ambas as ações das varejistas.

jpmorgan em relatório

No entanto, os analistas fizeram a ponderação no relatório de que, apesar de não recomendar exposição ao segmento no curto prazo dado o momento difícil, a preferência relativa está em MGLU3 “como um veículo potencial para operar taxas de juros mais baixas à frente”.

“No geral, a alta alavancagem deve continuar a pressionar os resultados, apesar do alívio esperado de uma Selic mais baixa. Logo, vemos MGLU e VIIA imprimindo perdas líquidas em 2023 e uma virada positiva apenas em 2024 e 2025”.

jpmorgan em relatório

Macro desafiador para as varejistas

Com o ambiente macroeconômico ainda difícil e com o consumidor alavancado, estes continuam sendo ventos contrários ao crescimento das varejistas, de acordo com o banco, em especial nas vendas 1P (quando o produto vendido é entregue pela própria companhia).

Embora indicadores como PIB e inflação tenham evoluído positivamente ao longo dos últimos meses, ainda assim a perspectiva segue desafiadora e com espaço limitado do crescimento do GMV para os players brasileiros.

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