Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: Putin vai anexar territórios da Ucrânia; zona do euro e China

Confiança da zona do euro recua com força e BC chinês diz que dará mais apoio a recuperação.

Putin alerta Ocidente: Rússia não pode ser isolada
Presidente russo, Vladimir Putin, discursa durante visita ao Cosmódromo de Vostochny, na Rússia 12/04/2022 Sputnik/Evgeny Biyatov/Kremlin via REUTERS

1 – Putin vai anexar quatro territórios ucranianos à Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, começará na sexta-feira (30) a anexar formalmente 15% do território ucraniano, ao comandar uma cerimônia de assinatura do Kremlin para adicionar quatro regiões ucranianas à Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a cerimônia acontecerá às 15h de Moscou na sexta-feira (9h em Brasília) para “acordos sobre adesão de novos territórios à Federação Russa”.

Acordos serão assinados “com todos os quatro territórios que realizaram referendos e fizeram pedidos correspondentes ao lado russo”, declarou Peskov.

A Ucrânia e o Ocidente rejeitaram as votações organizadas às pressas, realizadas sete meses após a invasão da Rússia, como fraudes ilegítimas.

A decisão de Putin de incorporar as regiões à Rússia significa que Moscou anexará vastas áreas no leste e sul da Ucrânia, representando cerca de 15% do território total da Ucrânia.

Após as cerimônias de assinatura no Kremlin, Putin fará um grande discurso e se reunirá com os administradores indicados por Moscou das regiões ucranianas, disse o Kremlin.

2 – Confiança da zona do euro cai com força

A confiança econômica da zona do euro caiu com força e mais do que o esperado em setembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, com piora do sentimento entre as empresas e os consumidores.

O índice mensal de sentimento econômico da Comissão Europeia caiu para 93,7 pontos em setembro de 97,3 em agosto em dado revisado para baixo, e contra 95,0 em pesquisa da Reuters.

A confiança caiu em todos os setores econômicos, incluindo indústria, serviços, comércio varejista e entre os consumidores, mostraram os dados da Comissão, em meio a um aumento das expectativas de inflação em todos os setores.

A queda no sentimento foi mais pronunciada entre a indústria e consumidores, com os gerentes industriais reduzindo suas expectativas para a produção e exportação futuras.

A confiança das famílias caiu para -28,8 pontos de -25,0, já que os consumidores esperam um agravamento da situação financeira nos próximos meses e previram cortes em seus planos de compras.

As expectativas de inflação aumentaram em todos os setores pesquisados após a queda nos meses anteriores, apesar da promessa do Banco Central Europeu de combater a espiral de preços com aumentos múltiplos das taxas de juros.

3 – BC da China aumentará esforços para apoiar recuperação

O banco central da China disse que intensificará os esforços para consolidar uma recuperação econômica, citando uma série de riscos para a economia global, ao mesmo tempo que se comprometeu a implementar uma política monetária prudente e manter a liquidez razoavelmente ampla.

O Banco do Povo da China também disse que se concentrará na estabilização do emprego e dos preços, e buscará maneiras de ajudar a reduzir os custos do financiamento corporativo e do crédito ao consumidor.

“O crescimento econômico global está desacelerando, a inflação está em um nível alto, os conflitos geopolíticos continuam, o ambiente externo está se tornando mais complexo e severo”, disse a instituição em comunicado após reunião trimestral de seu comitê de política monetária.

O banco acrescentou que, embora a economia doméstica continue se recuperando, “ainda enfrenta as pressões triplas de demanda decrescente, choques de oferta e enfraquecimento das expectativas”.

Outras medidas incluem acelerar o uso de empréstimos especiais para garantir que as vendas de moradias sejam concluídas e planos de orientar os bancos comerciais a fornecer apoio financeiro a esse esquema.

O banco central também se comprometeu a manter a taxa de câmbio do iuan basicamente estável, aumentar a flexibilidade da moeda, fortalecer a gestão de expectativas e orientar as empresas e instituições financeiras a aderirem ao conceito de “neutralidade de risco”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.