Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: teto de dívida dos EUA; ações chinesas rondam bear market

E mais: Brasil pretende usar BNDES para financiar exportação de tubos e chapas de aço à Argentina.

Os mercados amanheceram em baixa nesta manhã, com índices dos EUA e Reino Unido sofrendo variação negativa. Na Ásia, os índices fecharam em forte queda, com Hang Seng liderando as perdas (-1,94%), dado as preocupações com a fraqueza da economia chinesa após dados piores de atividade.

Nos EUA, apesar dos ganhos do setor tecnológico registrados na terça-feira com NVidia entrando para o clube do trilhão, os investidores reduziram o entusiasmo ante preocupações com o rumo dos juros e o tempo que resta para votar do aumento do teto da dívida norte-americana.

Na agenda econômica, é aguardado o PMI de Chicago, as ofertas de emprego, Livro Bege, e estoques de petróleo bruto semanal.

Já no Brasil, será divulgado o Índice de Evolução de Emprego do Caged referente abril, a dívida bruta/PIB mensal e a taxa de desemprego. Veja abaixo agenda econômica desta quarta para Brasil, EUA, China e Zona do Euro.

HoraMoedaEvento
05:00EURAnálise de Estabilidade Financeira do BCE
08:30BRLDívida Bruta/PIB (Mensal) (Abr)
09:00BRLTaxa de Desemprego
09:30EURDiscurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE
09:50USDDiscurso de Bowman, Membro do FOMC
10:45USDPMI de Chicago (Mai)
11:00USDOfertas de Emprego JOLTs (Abr)
A definirBRLÍndice de Evolução de Emprego do CAGED (Abr)
13:30USDDiscurso de Harker, membro do FOMC
15:00USDLivro Bege
17:30USDEstoques de Petróleo Bruto Semanal API
22:45CNYPMI Industrial Caixin (Mai)
Investing.com

1 – Projeto de teto de dívida dos EUA deve ser votado hoje

O Comitê de Regras da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite de véspera o envio do projeto de lei do teto da dívida para votação no plenário nesta quarta-feira (31). A legislação abrange o acordo entre a Casa Branca e os republicanos para elevar a dívida por dois anos em troca de travas aos gastos públicos.

O projeto foi aprovado em votação acirrada, por 7 votos favoráveis à 6 contrários. O grupo composto por 13 deputados – nove republicanos e quatro democratas – era responsável por determinar as normas sob as quais a tramitação da pauta seria sujeita.

Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimenta o presidente da Câmara, Kevin McCarthy 07/02/2023 Jacquelyn Martin/Pool via REUTERS/File Photo

Todos os quatro democratas votaram contra o envio do projeto de lei para consideração no plenário. Os republicanos Chip Roy e Ralph Northan, que haviam expressado anteriormente sua insatisfação com o acordo bipartidário, também votaram contra a legislação.

A aprovação na Câmara enviará o projeto de lei ao Senado. A medida precisa de aprovação do Congresso antes de 5 de junho, quando o Departamento do Tesouro pode ficar sem fundos para pagar suas dívidas pela primeira vez na história dos Estados Unidos.

Se o Departamento do Tesouro não puder cobrir todos os seus pagamentos, ou se for forçado a priorizar pagamentos, isso poderá desencadear o caos econômico nos EUA e nas economias globais.

Biden e McCarthy previram que conseguirão votos suficientes para aprovar o projeto de lei de 99 páginas antes do prazo final de 5 de junho.

2 – Ações de Hong Kong têm forte queda e quase entram em “bear market”

As ações de Hong Kong fecharam em queda de 1,9% nesta quarta-feira, pouco antes de entrar em território de mercado em baixa, pressionadas por dados decepcionantes sobre a indústria chinesa e disputas entre Estados Unidos e China.

Todos os principais índices de Hong Kong caíram após liquidação nas ações listadas nos EUA, enquanto os investidores se preocupavam com a segunda maior economia do mundo depois da queda no Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial da indústria para uma mínima de cinco meses.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, chegou a cair quase 3% antes de fechar em baixa de 1,94%, levando as perdas desde o pico de fechamento em 27 de janeiro para quase 20%. Se tivesse fechado em queda de 20%, confirmaria que o índice está em “bear market”.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 1,02%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,61%.

O sentimento no mercado financeiro é bastante pessimista. Não está claro como o governo interpreta a atual condição econômica. Não há sinal de resposta iminente”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

Como resultado da falta de estímulo e no contexto de um mercado norte-americano com desempenho superior, a exposição à China tende a diminuir, disse Pierre Hoebrechts, chefe de pesquisa macro da East Eagle Asset Management.

3 – Brasil pretende usar BNDES para financiar exportação de tubos e chapas de aço à Argentina

O Brasil avançará com um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a exportação de tubos e chapas de aço à Argentina, que usará os materiais em etapa da construção do gasoduto Presidente Néstor Kirchner, disse o Itamaraty na véspera.

Lula e Fernández se encontram durante cúpula em Brasília 30/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

O desenrolar consta em comunicado divulgado pelo ministério após encontro bilateral entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente argentino, Alberto Fernández. Diversos líderes sul-americanos estão no Brasil para uma cúpula em Brasília.

No encontro, Lula destacou a Fernández que “não há nenhum obstáculo jurídico para o envolvimento do BNDES e que o Brasil avançará no financiamento para permitir as exportações dos produtos brasileiros”, segundo o comunicado.

Lula visitou a Argentina no começo deste ano, enquanto é previsto que Fernández retorne ao Brasil no final de junho.

Com informações da Reuters e Estadão

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.