Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: zona do euro tem inflação recorde; PMI industrial da China

Preços ao consumidor subiram 10% em setembro em relação ao ano anterior, segundo dados da Eurostat nesta sexta-feira (30).

1 – Inflação recorde de dois dígitos aumenta pressão sobre BCE

A crise econômica da zona do euro se intensificou, com inflação recorde de dois dígitos que aumenta a pressão sobre o Banco Central Europeu para continuar a aumentar juros agressivamente.

Os preços ao consumidor subiram 10% em setembro em relação ao ano anterior, segundo dados da Eurostat nesta sexta-feira (30). O número superou a previsão mediana de 9,7% em pesquisa da Bloomberg com economistas. É o quinto mês consecutivo em que o resultado sai acima do consenso.

Energia e alimentos mais uma vez impulsionaram a inflação, mas o índice subjacente que exclui estes itens também superou as estimativas e atingiu uma máxima histórica de 4,8%.

Dados assim foram críticos nas decisões de política monetária anteriores, e os últimos números provavelmente estimularão pedidos de mais uma alta grande na próxima decisão do BCE em 27 de outubro. Esta semana, o mercado começou a precificar um segundo aumento de 0,75 ponto percentual.

“O próximo passo tem que ser grande porque ainda estamos longe de juros consistentes com 2% de inflação”, disse Martins Kazaks, membro do Conselho do BCE, em entrevista esta semana em Vilnius, Lituânia, onde a disparada de preços foi de 22,5%. “Eu concordaria com 75 pontos-base.”

Apesar de terem acentuado o combate à inflação com um movimento desse tamanho em setembro, as autoridades do BCE também procuraram diferenciar a situação da zona do euro e a dos EUA, insistindo que a disparada de preços na região é muito mais impulsionada pela oferta do que pela demanda do consumidor.

Mesmo assim, os formuladores de política monetária ficarão nervosos com mais um recorde. Boris Vujcic, o governador do banco central croata que se juntará ao Conselho do BCE em janeiro, alertou em entrevista publicada esta semana que “quando a inflação está alta, quando se aproxima dos níveis de dois dígitos, pode se tornar uma doença em si mesma”.

Com a Rússia privando a Europa de gás e o inverno no hemisfério norte se aproximando, as autoridades se preparam para meses ainda mais difíceis. Os aumentos de preços podem acelerar ainda mais em alguns países, enquanto recessões se tornam cada vez mais prováveis.

As últimas previsões da OCDE coincidem com essa visão. Na segunda-feira, as autoridades elevaram sua projeção para a inflação na zona do euro no próximo ano em 1,6 ponto percentual, para 6,2%, superando visivelmente a perspectiva do próprio BCE. Horas depois, o presidente do BCE Christine Lagarde reiterou que seus funcionários também veem o perigo de um resultado mais alto.

2 – Autoridades comerciais do Reino Unido e dos EUA discutem desafios impostos pela China

Representante comercial, Katherine Tai, fala durante recepção para celebrar o Mês do Patrimônio Asiático-Americano, Nativo do Havaí e das Ilhas do Pacífico, no Rose Garden da Casa Branca em Washington, EUA 17/05/2022 REUTERS/Elizabeth Frantz

A representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, se encontrou com a nova ministra do Comércio do Reino Unido, Kemi Badenoch, nesta quinta-feira, e ambas discutiram os desafios impostos pela China, disse o escritório de Tai.

“Ela também destacou a oportunidade de continuar a trabalhar juntas em várias plataformas para enfrentar os desafios compartilhados apresentados pelas políticas e práticas econômicas não comerciais e pela coerção econômica da República Popular da China”, disse o escritório de Tai em comunicado após a reunião virtual.

Tai também transmitiu o apoio dos EUA ao Acordo de Belfast e ao Reino Unido e à União Europeia (UE) para resolverem suas discordâncias sobre o Protocolo da Irlanda do Norte, acrescentou seu escritório.

3 – PMI industrial da China sobe de 49,4 em agosto para 50,1 em setembro, diz NBS

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China subiu de 49,4 em agosto para 50,1 em setembro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (30). O resultado superou a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta a 49,8. A leitura acima de 50 sugere expansão da atividade. Já o PMI de serviços recuou de 52,6 para 50,6 no período, ainda no território de expansão. Fonte: Dow Jones Newswires.

* Com informações da Reuters, Estadão Conteúdo e Bloomberg

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.