Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: Inter vê baixa da inflação; preço do petróleo salta quase 4%

A inflação deve voltar para um patamar abaixo 5% em 2023, diz a economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória.

1 – Inter vê tendência de baixa para inflação com alívio em alimento

A inflação deve arrefecer nos próximos meses e voltar para um patamar abaixo 5% em 2023, com a ajuda do alívio dos preços dos alimentos e dos combustíveis, diz a economista-chefe do Banco Inter (INBR31), Rafaela Vitória.

Ela revisou recentemente o cenário da instituição para IPCA de 6,5% em 2022 e 4,7% no ano que vem, mas já embute uma tendência de baixa nas previsões. “Em alguns exercícios, (a inflação em 2022) poderia chegar até em 6,3%. Tem um viés de baixa neste ano que eu levaria para o próximo, muito puxado por comercializáveis e cenário externo.”

Nesta segunda-feira (22), o Boletim Focus do Banco Central trouxe revisão para baixo no IPCA de 2023 após 19 semanas de alta — para 5,33%, acima da estimativa do Inter.

O banco vê uma desaceleração na inflação de alimentos em agosto e setembro e uma retomada “bem mais comportada” da alta nos preços a partir de outubro, em meio ao recuo das commodities e a atividade global desaquecida. Segundo Rafaela, a redução no preço dos combustíveis também tem potencial de diminuir a pressão sobre os alimentos. Além disso, vê a inflação de serviços próxima do pico.

Fim do aperto

O comportamento dos preços deve deixar o Banco Central confortável para já interromper o ciclo de aperto monetário. Ela estima que a Selic não subirá além dos atuais 13,75% e espera o primeiro corte da taxa a partir do segundo trimestre do ano que vem — para até 9,5%.

Para a economista, há relativa folga nas pressões vindas do mercado de trabalho aquecido. Mas traça um limite: “Se (o desemprego) cair para 8% ou menos, poderíamos ver preocupação adicional para o BC”.

Fiscal

A economista também tem uma visão menos pessimista sobre a situação fiscal do país para o próximo ano. Para ela, é possível crer numa “arrecadação robusta” em 2023, dado o desempenho forte de alguns setores da economia. “Tem um PIB maior, não vemos perda de arrecadação”, afirma.

Ela considera factível a possibilidade de uma nova âncora fiscal ou uma flexibilização do teto a partir do próximo ano, desde que seja feito de forma crível para manter a trajetória da dívida em queda.

“Tenho cenário base fiscalmente controlado no próximo ano, não vejo nenhum candidato quebrando essas forças.”

2 – Cemig GT fecha acordo com transmissora CeT Brazil para projeto de usinas solares em MG

Linhas de transmissão de energia no Brasil. REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL – Tags: ENERGY)

A Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT) fechou contratos de fornecimento na modalidade Full EPC com a companhia CeT Brazil Transmissão de Energia, subsidiária da State Grid Corporation of China (State Grid), para implantação das Usinas Solares Fotovoltaicas Boa Esperança e Jusante em Minas Gerais, informou a controladora Cemig em comunicado nesta terça-feira (23).

Os contratos possuem investimento estimado em 824 milhões de reais, sendo 447 milhões para UFV Boa Esperança e 377 milhões de reais para UFV Jusante.

A usina Boa Esperança possuirá 85 megawatts (MW) de potência instalada em inversor (aproximadamente 100,4 MWp), localizada em terreno de propriedade da Cemig GT, no município de Montes Claros.

Já a Jusante será composta por 7 usinas de 10MW cada, totalizando 70MW de potência instalada em inversor (aproximadamente 87 MWp), também em terreno da Cemig GT, em São Gonçalo do Abaeté.

“Ambos os projetos foram desenvolvidos integralmente pela engenharia da Cemig GT e foram viabilizados por meio de negociações da energia a clientes livres na modalidade de autoprodução pelo prazo médio de 20 anos. O cronograma dos projetos prevê a energização das usinas até setembro de 2023”, disse a Cemig no comunicado.

3 – Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda

A partir das 10h de hoje (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até o fim de maio poderá acertar as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições de anos anteriores.

No próximo dia 31, a Receita depositará R$ 6 bilhões a 4.462.564 contribuintes. Desse total, R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano. 

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

4 – Preço do petróleo salta quase 4% com possível restrição da oferta pela Opep+

O petróleo subiu quase 4% na terça-feira (23) à medida que a oferta apertada voltava ao foco como resultado de indicações da Arábia Saudita sobre cortes de produção pela Opep+ para apoiar os preços, além da perspectiva de queda nos estoques do produto dos EUA.

O ministro da Energia saudita disse que a Opep+ tem os meios para lidar com desafios que incluem corte de produção, segundo a agência estatal de notícias SPA informou na segunda-feira, citando comentários que Abdulaziz bin Salman fez em entrevista à Bloomberg.

O Brent de referência global fechou em alta de 3,9%, ou 3,74 dólares, para 100,22 dólares o barril. O petróleo bruto WTI, dos Estados Unidos, subiu 3,7%, ou 3,38 dólares, para 93,47 dólares.

O Brent registrou o maior preço desde 2 de agosto e o WTI, desde 11 de agosto.

“Se cortar a produção da Opep ou da Opep+ após setembro é justificado, isso é discutível”, disse Tamas Varga, da corretora de petróleo PVM. Apesar da recente fraqueza induzida pela inflação, o mercado de petróleo parecia ter encontrado um piso ultimamente”.

A perspectiva de retomar a oferta de petróleo iraniano e os temores de recessão, juntamente com consecutivas construções semanais no centro de armazenamento de petróleo dos EUA, diminuindo a demanda por gasolina e aproximando-se da temporada de manutenção das refinarias, empurrou os preços para baixo nas últimas semanas e deu o tom para a Opep+, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

“Essa é a situação que está deixando o ministro do petróleo saudita um pouco fora de si”, disse Yawger. “Ele estava enfatizando o fato de que a dinâmica estava um pouco fora de sintonia com a realidade.”

O petróleo disparou em 2022, chegando perto de um recorde de 147 dólares, em março, após a invasão da Ucrânia pela Rússia ter exarcebado preocupações com abastecimento.

Preocupação com uma recessão global, crescente desde então, a inflação e a demanda mais fraca pesaram sobre os preços.

5 – Servidores do BC aprovam dois novos atos em prol de reestruturação de carreira

O Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal) aprovou nesta terça-feira (23), dois novos atos virtuais para pressionar o governo em prol da reestruturação de carreira da categoria, nos dias 13 e 14 de setembro.

Nesta terça, os servidores fizeram uma primeira mobilização, de 14 horas às 16 horas, em que debateram os problemas enfrentados e o futuro da mobilização, além de terem se manifestado pelas redes sociais. A expectativa é que os novos atos sigam o mesmo formato, mas também será discutido um protesto presencial.

Ainda não haverá paralisação de serviços do BC, mas o sindicato já alertou nesta terça que, se não houver avanços na negociação, a categoria pode iniciar uma “operação diferenciada”, com impacto sobre algumas atividades da autarquia.

A nova mobilização ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovar uma proposta de reajuste de 18% nos salários do Judiciário em 2023. Os servidores reclamam da demora do governo para enviar a proposta de reestruturação de carreira do BC para o Congresso e cobram uma reunião com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A categoria encerrou a greve em busca de recomposição salarial e reestruturação de carreira no dia 5 de julho, após mais de 90 dias de mobilização. Com o veto do governo a qualquer aumento no contracheque do funcionalismo federal este ano, a única vitória da categoria com a greve foi o envio de uma proposta de Medida Provisória ao Ministério da Economia com a pauta não salarial. Dentre os pontos pedidos, há a exigência de ensino superior em concursos para o órgão, a mudança do nome do cargo de analista para auditor, a criação de uma taxa de atividade e de um bônus de produtividade.

A proposta, contudo, “empacou” na Economia. Segundo fontes, a pasta indicou que só aceita, sem alterações, a proposta de mudança do nome do cargo de analista. No caso da taxa de administração, um valor que seria cobrado dos regulados para sustentar o funcionamento do órgão, disse que teria que ir para o caixa único do Tesouro Nacional.

Nos corredores do BC, há insatisfação com a maneira que o movimento dos servidores foi conduzido pela diretoria do órgão, com queixas sobre a articulação política.

A greve este ano prejudicou uma série de serviços e publicações importantes do BC, algumas delas ainda não estão em dia.

* Com informações da Reuters, Agência Brasil, Estadão e Bloomberg.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.