Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: surto de covid na China; privatização da Petrobras

Bolsonaro afirmou que fazer o mesmo processo com a Petrobras é algo demorado e que, se bem conduzida, pode levar quatro anos.

Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro
Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil. 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

1 – Bolsonaro: privatização da Petrobras é demorada e pode vir outro presidente com ideia diferente

Apesar da oferta bilionária que marcou a privatização da Eletrobras (ELET3; ELET6), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que fazer o mesmo processo com a Petrobras (PETR3PETR4) é algo demorado e que, se bem conduzida, pode levar quatro anos. Admitiu ainda que pode ser escolhido outro presidente, com ideia diferente, nas urnas em outubro.

“Qualquer privatização é demorada, não é colocar na prateleira e vender. Com a Petrobras, um processo muito bem conduzido leva quatro anos”, disse Bolsonaro, na saída do hotel, em Los Angeles, rumo ao aeroporto para embarcar para Orlando.

“Então, vai passar até o futuro, a reeleição ou eleição, vai até ultrapassar. Pode ser que venha outro presidente com ideia diferente”, admitiu.

Bolsonaro afirmou, porém, que a Petrobras não pode ser como é hoje em dia, “uma estatal, onde a única preocupação é o lucro”, mas que tenha papel social como é previsto na Constituição. “Todas as empresas têm que ter lucro, concordamos com isso, mas a única preocupação é o lucro”, criticou.

Segundo ele, a Petrobras é a petrolífera que mais fatura no mundo e que no momento de uma crise como a guerra, poderia ser um pouco mais “benevolente”, uma vez que o seu papel está previsto na Constituição. “Imagina se o barril do petróleo for lá para frente e simplesmente aumenta lá e aumenta aqui, quebra o Brasil”, afirmou.

2 – Chefe da OMC busca um ou dois acordos, alerta que estrada será trabalhosa

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, pediu aos ministros do Comércio reunidos em Genebra que façam um esforço extra nos próximos dias e disse que considerará um ou dois acordos comerciais globais um sucesso.

“Deixe-me ser clara, mesmo chegando a um ou dois, não será um caminho fácil. A estrada será acidentada e cheia de pedras. Pode haver uma mina terrestre ao longo do caminho”, disse ela em entrevista coletiva antes do início da conferência ministerial neste domingo (12).

3 – Ministério da Saúde confirma 2º caso de varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde informou neste sábado que recebeu a confirmação do segundo caso de varíola dos macacos no Brasil em um homem de 29 anos que voltava de viagem à Espanha.

A pasta disse, por meio de nota, ter sido notificada na noite da sexta-feira sobre a confirmação do caso, ocorrida por meio de exame laboratorial RT-PCR realizado em consultório particular da Espanha.

Também segundo o ministério, o homem, que mora em São Paulo, teve novas amostras colhidas para análise do Instituto Adolfo Lutz.

A pasta acrescentou que foram adotadas medidas como o isolamento do paciente e o rastreamento de contatos no voo internacional com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Três pessoas estão sendo contatadas para orientações e monitoramento.

Centenas de casos de varíola dos macacos foram reportados globalmente nas últimas semanas, fora do continente africano, onde a doença é endêmica.

A varíola dos macacos é transmitida por contato próximo com alguém que tem o vírus ou com as feridas provocadas pela doença.

4 – Pequim alerta para surto “explosivo” de Covid-19; Xangai realiza testes em massa

A capital chinesa Pequim passa por um surto “explosivo” de Covid-19 relacionado a um bar, disse porta-voz do governo neste sábado (11), enquanto o centro comercial, Xangai, promove testes em massa para conter avanço nos casos vinculados a um salão de cabeleireiro. 

O alerta seguiu um novo endurecimento das restrições em função da Covid-19 em Pequim, em vigor desde quinta-feira, com pelo menos dois distritos determinando o fechamento de alguns locais de entretenimento após um surto em um bairro conhecido pela vida noturna, compras e embaixadas. 

Embora a taxa de infecção na China esteja baixa para os padrões globais, o governo mantém sua política de tolerância zero à Covid-19, sob o argumento de proteger idosos e o sistema médico, ainda que outros países tentem conviver com o vírus. 

Até o momento, o país de 1,4 bilhão de habitantes registrou apenas 5.226 mortes por coronavírus. 

“O recente surto… é de natureza fortemente explosiva e de alcance generalizado”, disse Xu Hejian, porta-voz do governo municipal de Pequim, em uma coletiva de imprensa. 

5 – Definidas datas das oitavas de final da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite dessa sexta-feira (10), o calendário dos confrontos de oitavas de final da Copa do Brasil. Os jogos começam com Bahia x Athletico Paranaense e Fortaleza x Ceará, às 19h30, e Corinthians x Santos e Atlético Mineiro x Flamengo, às 21h30, de quarta-feira (22).

Na quinta-feira (23), jogam Fluminense x Cruzeiro, às 19h; São Paulo x Palmeiras, às 20h; e Atlético Clube Goianiense x Goiás, às 21h30. O último jogo de ida das oitavas será América Mineiro x Botafogo às 19h da quinta-feira (30).

As partidas que irão decidir os classificados serão divididas em três datas: Athletico Paranaense x Bahia (às 20h30) e Cruzeiro x Fluminense (às 21h) de terça-feira, dia 12 de julho; Goiás x Atlético Clube Goianiense (às 19h), Ceará x Fortaleza (às 19h30), Santos x Corinthians e Atlético Mineiro x Flamengo (às 21h30) de quarta-feira, dia 13 de julho; na quinta-feira (14), tem Palmeiras x São Paulo (às 20h) e Botafogo x América Mineiro (às 21h).

A chegada às quartas de final do principal torneio eliminatório do Brasil renderá uma premiação de R$ 3,9 milhões.

* Com informações da Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.