Siga nossas redes

Geral

Conheça as 20 empresas mais éticas do atacado e varejo, segundo estudo

Westwing Home and Living lidera enquanto Magazine Luiza é destaque em múltiplas categorias. E você trabalha nestas companhias?

Nesta semana foi divulgado o segundo ranking das empresas mais éticas do mercado, desta vez com foco no atacado e varejo. O levantamento feito pela Virtuous Company, consultoria de governança corporativa e gestão organizacional, revelou quais são as melhores companhias do setor.

O estudo alerta sobre a importância de implementar cultura ética nas empresas para prevenir comportamentos antiéticos. Os dados auxiliam profissionais à procura de oportunidades de emprego em empresas com ambientes sadios, além de investidores que podem acompanhar atentamente os valores de governança nas companhias. Para os executivos o levantamento é um norte para encontrar os benchmarks do mercado.

A Virtuous Company analisou 17 setores. Para isso foram examinadas 376.765 avaliações de empregados de 1871 empresas, feitas de 2015 a 2019 na plataforma Glassdoor. Foram considerados aspectos positivos e negativos das companhias e a partir disso foi criado um ranking para cada setor.

Veja também: Conheça as 35 empresas mais éticas do setor financeiro

No levantamento do varejo e atacado foram consideradas 190 empresas. O estudo apresentou duas classificações: um ranking geral e um por tamanho da companhia (separando as de grande porte).

Pontos Fortes

Para o levantamento foram analisados fatores positivos e negativos de cada empresa. Entre os negativos estavam a injustiça organizacional, liderança abusiva, orientação egoísta, falta de consciência e medo de retaliação. Contudo as empresas líderes se destacaram pelos seguintes pontos:

  • Confiança Organizacional: é a capacidade que cada empresa tem para criar um ambiente de confiança, no qual os empregados estão seguros sobre ter expectativas positivas com os outros. Funcionários compartilham regras e valores, além de se preocuparem com outros colaboradores.
  • Liderança ética: quando a companhia tem líderes que fortalecem uma cultura interna saudável, com senso de integridade, justiça, capacidade de ouvir e se responsabilizar pelos próprios atos.
  • Orientação para o bem comum: empresas não proliferam uma cultura egoísta e sim motivam o interesse dos empregados com outros membros da organização, fortalecendo a sensibilidade.
  • Empatia: a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Colaboradores empáticos adotam perspectivas cognitivas ou emocionais de outros stakeholders.
  • Liberdade para falar: organizações que prezam pela segurança psicológica dos funcionários, onde estes se sintam livres de se manifestar em caso de presenciar comportamentos antiéticos.

Veja quais são as 20 companhias mais éticas do varejo e atacado:

Líderes de grande porte

O ranking também apresentou outra categoria formada apenas por empresas de grande porte, garantindo uma comparação das mais robustas. A Magazine Luiza liderou este segundo levantamento, além de ser a quinta melhor no ranking geral. A varejista se destacou por possuir valores de liderança ética e orientação para o bem comum. Confira as outras colocadas:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.