Siga nossas redes

Geral

Bancos anunciam ajuda à população afetada por enchentes em SP

Febraban informou doações aos afetados e medidas como abertura de agências e liberação de saque calamidade.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), entidade que representa os maiores bancos do país, informou nesta quarta-feira (22), por meio de nota, que adotou uma série de iniciativas para ajudar a população atingida pelas enchentes no litoral Norte de São Paulo durante o Carnaval.

O número de vítimas fatais das fortes chuvas havia subido para 48 até a manhã desta quarta-feira, segundo autoridades. Em todo o Estado, as chuvas deixaram mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados, informou o governo.

Vista aérea de danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Ilhabela no litoral norte de São Paulo 19/02/2023 Tribuna do Povo/Caio Gomes/via REUTERS

Segundo a Febraban, os bancos formalizaram parcerias com entidades civis locais e estão mobilizando clientes e funcionários para doações às vítimas.

“Em suas primeiras ações e iniciativas já foram contabilizados mais de R$ 1,3 milhão em doações diretas da Febraban e dos bancos para auxiliar no socorro aos moradores e em doações diretas a entidades como União BR, Instituto Verdescola e Gerando Falcões para a compra de alimentos, água, colchões e artigos de primeira necessidade”, informou a entidade.

Entre outras ações os bancos anunciaram, entre as primeiras iniciativas, a “liberação do saque calamidade do FGTS aos trabalhadores dos municípios atingidos, ações de auxílio para funcionários e familiares na região, abertura de agências para recebimento de doações e o reforço de orientações às equipes de seguros das instituições para o atendimento da população local”.

Tragédia no litoral paulista

O governo federal pode editar uma medida provisória para assegurar a liberação de recursos para as cidades atingidas pelas fortes chuvas no litoral paulista no fim de semana, que deixaram um rastro de destruição e 48 mortes, além de pelo menos 38 desaparecidos, disse à CNN o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes.

Cachorro coberto de lama após fortes chuvas na região de São Sebastião, litoral norte de SP 21/02/2023 REUTERS/Amanda Perobelli

A tragédia no litoral norte de São Paulo é a mais recente a atingir cidades brasileiras, onde construções precárias, muitas vezes feitas em encostas e áreas de risco, são palcos de desastres durante a temporada de chuvas no país.

Em fevereiro do ano passado, mais de 200 pessoas morreram após enchentes e deslizamentos de terra atingirem Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e Bahia e Santa Catarina também sofreram recentemente com desastres naturais.

Segundo informações do governo de São Paulo, a Sabesp, estatal responsável pelo saneamento básico e abastecimento de água, restabeleceu 100% dos serviços de água na região nesta quarta. Além disso, a EDP, distribuidora de energia que atua nas cidades de São Sebastião e Caraguatuba, disse que 99% do abastecimento foi normalizado.

Transpetro

As aeronaves que resgatam vítimas da tempestade que atingiu o litoral norte de São Paulo receberam 15 mil litros de querosene de aviação doados pela Petrobras (PETR4), informou nesta quarta-feira (22) a companhia estatal.

Por meio da subsidiária Transpetro, a companhia doou alimentos e itens de higiene e limpeza ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião, entre outras ações.

O Terminal de São Sebastião continua servindo de ponto de apoio para as autoridades, e o heliponto da empresa está à disposição das equipes de emergência

*Com agências

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.