Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Balanço de gigantes: Amazon, Apple e Jack Ma pressionado

Vendas da Amazon sobem com alta nas tarifas das assinaturas; iPhone alavanca receitas da Apple e Jack Ma planeja ceder controle do Ant Group

apple

Vendas da Amazon sobem com alta nas tarifas das assinaturas

A Amazon.com (AMZO34) divulgou nesta quinta-feira resultado trimestral acima do esperado pelo mercado, impulsionada por maiores tarifas do programa de assinatura Prime e taxas cobradas dos vendedores de seu marketplace.

As ações da companhia subiam 7% após o fechamento dos mercados.

A maior companhia de varejo online do mundo teve receita líquida de 121,23 bilhões de dólares no segundo trimestre ante expectativa de analistas de 119,09 bilhões, em média, segundo dados da Refinitiv.

A Amazon projetou vendas líquidas de entre 125 bilhões e 130 bilhões de dólares para o terceiro trimestre, ante previsão média do mercado de 126,42 bilhões, de acordo com a Refinitiv.

iPhone alavanca receitas da Apple

A Apple (AAPL34) divulgou nesta quinta-feira lucro e receita acima do esperado por Wall Street, beneficiando-se de demanda sólida por iPhones e passando pela crise na oferta de componentes eletrônicos de maneira melhor que a prevista pelo mercado.

A companhia teve receita de 83 bilhões de dólares e lucro de 1,20 dólar por ação no trimestre encerrado no fim de junho. Analistas, em média, esperavam faturamento de 82,8 bilhões de dólares e resultado positivo de 1,16 dólar por papel, segundo dados da Refinitiv.

O vice-presidente financeiro da Apple, Luca Maestri, afirmou à Reuters que não houve desaceleração na demanda por iPhones.

Investidores estão observando a Apple de perto conforme indicadores econômicos se tornam negativos. No passado, a base de clientes leais da companhia ajudou a empresa a superar crises melhor que rivais.

Enquanto as vendas de iPhones e iPads superaram expectativas, a receita com serviços, computadores e acessórios ficou abaixo do esperado por Wall Street no trimestre. As vendas na China recuaram 1%.

As ações da Apple acumularam até esta quinta-feira queda de 11% no ano, pouco menos que a desvalorização do índice S&P 500 e também menos que outras empresas de eletrônicos de consumo como a Samsung.

As vendas de iPhones no trimestre somaram 40,7 bilhões de dólares, alta de cerca de 3% sobre um ano antes, ficando bem a frente do mercado global de smartphones, que teve queda de 9% nas vendas no trimestre passado, segundo dados da empresa de pesquisa Canalys.

A Apple afirmou que tem atualmente 860 milhões de assinantes de algum de seus serviços pagos ante 825 milhões no trimestre anterior.

As vendas de iPads e computadores Mac somaram 7,2 bilhões e 7,4 bilhões de dólares, respectivamente, ante projeções médias do mercado de 6,9 bilhões e 8,7 bilhões de dólares. As vendas de computadores representaram queda de 10%.

Jack Ma planeja ceder controle do Ant Group

O bilionário chinês Jack Ma planeja ceder o controle do Ant Group, publicou o Wall Street Journal nesta quinta-feira, após uma repressão regulatória que acabou com seu IPO em 2020 e levou a uma reestruturação do gigante da tecnologia financeira.

Embora Ma possua apenas 10% de participação no grupo, uma afiliada do Alibaba, ele exerce controle sobre a empresa por meio de entidades relacionadas, de acordo com o prospecto de IPO da empresa arquivado nas exchanges em 2020.

O Hangzhou Yunbo, veículo de investimento da Ma, tem controle sobre duas outras entidades que possuem uma participação combinada de 50,5% do Ant, mostrou o prospecto.

O jornal disse, citando fontes, que Ma poderia ceder o controle transferindo parte de seu poder de voto para funcionários do Ant, incluindo o presidente-executivo Eric Jing.

A reportagem afirmou que os reguladores não exigiram a mudança, mas deram sua aprovação.

As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

Uma mudança no controle do Ant pode retardar os planos de reviver seu tão esperado IPO, informou o jornal, já que o mercado de ações da China exige que as empresas esperem três anos após uma mudança no controle para serem listadas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.