Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? BC da China aponta mais apoio econômico; títulos sustentáveis

E mais: UE e Mercosul veem poucas chances de avanço em acordo comercial em cúpula inter-regional.

BC da China sinaliza mais políticas de apoio para economia

O Banco Popular da China deu pistas de preparar mais políticas de apoio à economia, ao mesmo tempo em que pediu paciência para que a recuperação se concretize.

Autoridades do banco central disseram que têm espaço suficiente para afrouxar a política monetária, se necessário, e sugeriram possíveis ajustes na taxa de compulsório para os bancos e uma maior flexibilização dos controles no mercado imobiliário.

Área de compras em Xangai 10/05/2021. REUTERS/Aly Song

A China vai implementar uma política monetária direcionada e vigorosa e fortalecer os ajustes anticíclicos, destacou Liu, ecoando a recente postura monetária do PBOC. O banco central chinês planeja ajustar o ritmo e a força da oferta monetária em tempo hábil, reduzir os custos de financiamento e aumentar o apoio às pequenas empresas e aos setores verdes e inovadores.

Itaú BBA, JPMorgan e Santander vão auxiliar governo na emissão de títulos sustentáveis, diz Tesouro

O Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira que concedeu mandato condicional aos bancos Itaú BBA, JPMorgan, e Santander para auxiliar na emissão inaugural de títulos públicos soberanos sustentáveis.

Segundo o Tesouro, os bancos prestarão assessoria técnica no processo de revisão do arcabouço que o governo está preparando para guiar as emissões sustentáveis e também darão assistência na estruturação e emissão dos títulos.

Os novos títulos serão lastreados em dotações orçamentárias do governo federal voltadas ao desenvolvimento sustentável, que incluem ações e projetos relacionados a temas ambientais e sociais, segundo o Tesouro.

UE e Mercosul veem poucas chances de avanço em acordo comercial em cúpula inter-regional

É improvável que a cúpula de líderes da União Europeia, América Latina e Caribe, na próxima semana, destrave uma proposta de acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul, disseram autoridades de ambos os lados nesta sexta-feira.

Mais de 50 líderes são esperados na cúpula UE-Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) em Bruxelas na segunda e terça-feira.

O chefe comercial da UE, Valdis Dombrovskis, disse anteriormente que o encontro poderia dar impulso extra às negociações entre a UE e o bloco do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que fecharam um acordo comercial provisório em 2019.

(*Com informações de Reuters e Bloomberg.)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.