Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Itaú recebe aval para controlar Avenue; TikTok multado na Europa

Itaú tem sinal verde do Cade para controlar Avenue

O Itaú Unibanco (ITUB4) recebeu recomendação favorável da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para assumir o controle da corretora Avenue, focada em investimentos em mercados internacionais, segundo despacho no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O Itaú Unibanco anunciou em julho do ano passado a aquisição de 35% da Avenue por 493 milhões de reais, e disse que compraria uma fatia adicional de 15,1%, virando controlador da corretora, dentro de dois anos após o fechamento da operação, em valor a ser definido.

No entanto, já no final de agosto deste ano o Itaú pediu ao Cade para que aprovasse a tomada de controle.

Em documento enviado ao Cade, as partes dizem que houve uma revisão do acordo de acionistas, e o Itaú passaria agora a deter o controle.

O Cade já havia autorizado a compra de fatia na Avenue, mas o aval só valia para a aquisição de 35%, não para o controle.

O valor da compra adicional de fatia não está público no processo do Cade.

A recomendação da superintendência se torna aprovação definitiva caso não haja interposição de recursos ou avocação.

TikTok é multado por tratamento de dados de crianças na Europa

O TikTok foi multado em 345 milhões de euros por violar as leis de privacidade relativas ao processamento de dados pessoais de crianças na União Europeia, anunciou o principal órgão regulador do bloco nesta sexta-feira.

A plataforma chinesa de vídeos curtos, que cresceu rapidamente entre adolescentes de todo o mundo nos últimos anos, violou uma série de leis de privacidade da UE entre 31 de julho de 2020 e 31 de dezembro de 2020, afirmou o Comissariado de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda em um comunicado.

É a primeira vez que o TikTok, de propriedade da ByteDance, é repreendido pelo DPC, principal órgão regulador na UE para muitas das principais empresas de tecnologia do mundo, devido à localização de suas sedes regionais na Irlanda.

Um porta-voz do TikTok disse que discordava da decisão, especialmente do tamanho da multa, e que a maioria das críticas não são mais relevantes dado o resultado de medidas introduzidas antes do início da investigação do DPC, em setembro de 2021.

Dentre as violações do TikTok apontadas pelo DPC está a definição de contas de usuários menores de 16 anos como “públicas” por padrão e a não verificação pelo TikTok de se um usuário era realmente pai ou responsável de um usuário infantil, quando vinculado por meio do recurso “emparelhamento familiar”. 

O TikTok adicionou controles parentais mais rígidos ao emparelhamento familiar em novembro de 2020, e alterou a configuração padrão para todos os usuários registrados com menos de 16 anos para “privado” em janeiro de 2021.

O TikTok disse nesta sexta-feira que planeja atualizar ainda mais seus materiais de privacidade para tornar mais claras as diferenças entre contas públicas e privadas e que uma conta privada será pré-selecionada para novos usuários de 16 a 17 anos quando eles se registrarem no aplicativo a partir do final deste mês. 

Listagem da Arm prepara terreno para mais aquisições pela SoftBank

O sucesso estrondoso da estreia da Arm no mercado de ações torna muito mais fácil para o controlador SoftBank Group voltar ao seu estado natural, a busca por aquisições.

As ações da projetista britânica de chips saltaram quase 25% em seu primeiro dia de negociação – impulsionando seu valor para mais do que o dobro dos 32 bilhões de dólares que a SoftBank pagou para adquiri-la em 2016. O gigante dos investimentos em tecnologia levantou quase 5 bilhões de dólares com a oferta da Arm, mantendo 90,6% da empresa.

Conhecido por suas aquisições apoiadas emissão de dívida, o fundador e presidente-executivo da SoftBank, Masayoshi Son, sinalizou em junho que a empresa estava voltando para o “modo ofensivo” ao destacar o potencial da inteligência artificial. Isso aconteceu depois de um ano de “modo de defesa”, quando o valor das empresas de tecnologia despencou em meio a taxas de juros mais altas e nervosismo com a crise de bancos regionais dos Estados Unidos.

Independentemente de Son retomar ou não um ritmo frenético de aquisições, o fato das ações da Arm serem listadas permitirá que a SoftBank use mais facilmente os papéis da empresa como garantia, o que provavelmente melhorará a recomendação de crédito para a empresa obter melhores condições de empréstimos, dizem analistas.

Aumentar a proporção do valor do ativo líquido (NAV, na sigla em inglês) da SoftBank mantido em ações listadas é um pré-requisito importante para elevar sua posição de crédito, disseram os analistas da SemiAnalysis.

“A esperança deles é que o preço das ações da Arm seja mais alto para que possam aumentar seu NAV e ajudar a reparar sua recomendação de crédito”, escreveram eles em uma nota.

A Softbank foi abalada quando a S&P Global Ratings cortou recomendação de longo prazo da empresa para “junk” em maio.

A agência citou a crescente exposição do grupo a empresas não listadas – que são mais difíceis de serem avaliadas – já que a companhia vendeu ativos em empresas listadas, principalmente a gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba, para estabilizar seu balanço.

O momento é propício para Son dar vazão às suas inclinações aquisitivas, dada a queda no valor dos ativos e uma relativa falta de financiamento para as startups em estágio inicial que ele normalmente visa, dizem alguns analistas.

“Eles têm um poder de fogo que muitos fundos de capital de risco não têm”, disse Kyle Stanford, analista de capital de risco da PitchBook. “Se eles estiverem investindo na fase inicial, terão um pouco de elasticidade de preço para entrar nos negócios em que acreditam que precisam estar”, disse ele.

Dito isso, os analistas questionam se Son, também conhecido por escolhas que fracassaram – como a empresa de compartilhamento de escritórios WeWork – pode replicar o sucesso que teve com o Alibaba.

O fervor do mercado de inteligência artificial segue elevado e é difícil identificar as empresas que serão grandes beneficiárias da adoção dessa tecnologia. Poucas empresas do portfólio de investimentos da SoftBank demonstraram utilidade comercial em IA, disseram analistas.

Também não há garantia de que as ações da Arm permanecerão em alta, com alguns analistas alertando que as empresas de tecnologia podem estar prestes a passar por uma correção, uma vez que alta de seus preços, alimentada pelo entusiasmo dos investidores com a inteligência artificial, pode ter se esgotado.

“Há sinais de que a tecnologia está ficando cansada e supervalorizada”, disse Amir Anvarzadeh, estrategista da Asymmetric Advisors.

*Com Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.