Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Menor IR para aéreas; parceria multimilionária da Ericson e mais

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que reduz a alíquota do imposto de renda sobre ganhos de companhias aéreas com arrendamento de aeronaves.

Voo avião
Crédito: Pixabay

MP vai extinguir incentivos tributários a petroquímicas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira medida provisória que extinguirá, após um período de transição, os incentivos tributários de regime especial dedicado à indústria química e petroquímica.

O texto, que já havia passado por uma votação prévia pela Casa e pela análise do Senado –onde sofreu alterações — foi analisado uma segunda vez pelos deputados nesta terça-feira e, aprovado, agora segue a sanção presidencial.

A MP tem como ponto principal a instituição de um período de transição até 2027, mais extenso do que o proposto pelo governo no texto original. A partir de 2028 ficam extintos os incentivos no âmbito do Regime Especial da Indústria Química (Reiq).

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, deputados não acataram todas as alterações promovidas pelos senadores, mas chancelaram a instituição de um novo direito a crédito presumido para centrais petroquímicas e indústrias químicas, desde que ampliem sua capacidade instalada, produtiva ou estejam comprometidas a instalar novas plantas para a utilização de gás natural na produção de fertilizantes.

Bolsonaro sanciona IR menor para aéreas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira o projeto de lei que reduz a alíquota do imposto de renda sobre ganhos de companhias aéreas com arrendamento de aeronaves.

Segundo comunicado da Secretaria-Geral da Presidência da República, a redução da alíquota ocorrerá de forma escalonada, partindo de zero entre 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023; subindo para 1% em 2024, 2% em 2025 e 3% em 2026.

“A medida é relevante porque ameniza o alto custo operacional das companhias aéreas, e pode contribuir com a retomada do setor de transporte aéreo brasileiro após a pandemia da Covid-19”, diz trecho do comunicado.

BT e Ericsson fazem parceria para redes 5G

A empresa de telecomunicações BT e a Ericsson firmaram uma parceria multimilionária para oferecer redes 5G privadas para empresas no Reino Unido, permitindo que elas implantem a Internet das Coisas e outras tecnologias.

As redes 5G privadas espelham o sinal aberto, mas a conectividade é limitada a um grupo de dispositivos em um espaço dedicado, como uma fábrica, onde a segurança e a latência baixa da frequência podem ser todas usadas em serviços adicionais.

Marc Overton, diretor-gerente da Divisão X da BT, Enterprise, disse que a empresa britânica está trabalhando com a sueca Ericsson, líder em tecnologia 5G, tanto na implantação e operação das redes, quanto na colocação de aplicativos no topo.

Os parceiros já trabalharam juntos em vários projetos que incorporam redes 5G privadas na Irlanda do Norte. As empresas instalaram uma rede privada 5G em 14,16 hectares em um porto, elevando a eficiência e otimizando processos em transporte, logística, cadeia de suprimentos e transporte, disse ele.

“Estamos agora na fase dois do projeto e isso inclui vários casos de uso, como teleoperação de máquinas pesadas, realidade artificial para manutenção remota, além de análises aprimoradas de inteligência artificial de vídeo e o uso de drones para vigilância e inspeções”, disse Overton.

Sob o novo acordo, os parceiros focarão na tecnologia 5G em setores como saúde, manufatura, transporte e logística, locais como grandes shopping centers ou estádios e portos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.