Siga nossas redes

Geral

Inadimplência do varejo em abril deve ser a maior do ano, segundo Ibevar

Taxa média de pessoas físicas com atraso de pagamentos acima de 90 dias deve chegar a 4,69% no mês.

Business theme, internet online shopping concept, shopping delivery, shopping cart carry shopping mail box and blur background of shopping bag and open laptop

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) destaca abril como o mês com maior índice de inadimplência no varejo este ano. A estimativa prevê que a taxa média mensal pode alcançar 4,69%, que traduz aumento de 0,01% em comparação à projeção para o mês de março e 0,08% em relação à taxa real de janeiro de 2022. Os meses de maio e junho podem apresentar índices mais baixos: 3,05% e 2,82%, respectivamente.

O resultado foi calculado com base na média dos índices mínimos e máximos dos atrasos de pagamento acima de 90 dias, em torno de 4,34% a 5,03%. A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas acima de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou estendido em recursos compulsórios ou governamentais.

“A tendência de alta no índice de inadimplência continua para abril e esse resultado decorre da pressão dos preços, inflação e sobre o rendimento das famílias. A redução esperada para maio e junho decorre da própria contração das despesas.”, afirmou por nota Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.

Veja também