Siga nossas redes

Geral

Jeff Bezos decola com sucesso em primeiro voo espacial da Blue Origin; assista

Viagem da New Shepard teve duração de 10 minutos e marcou lançamento inaugural do homem mais rico do mundo no espaço.

Publicado

em

Jeff Bezos

O bilionário e fundador da Amazon, Jeff Bezos, decolou com sucesso na manhã (horário de Brasília) desta terça-feira (20), no primeiro voo comercial da Blue Origin, junto de mais três pessoas. A viagem teve duração de 10 minutos, com alguns momentos para sair dos assentos sob a falta de gravidade.

Bezos, o homem mais rico do mundo, viajou na aeronave News Shepard ao lado do irmão Mark Bezos, além da pioneira da aviação Wally Funk, de 82 anos, e Oliver Daemen, primeiro passageiro pagante da Blue Origin, um jovem de apenas 18 anos de idade.

Jeff Bezos e seu irmão Mark Bezos próximos de Van Horn, Texas, EUA 20/07/2021 imagem de vídeo Blue Origin/Handout via REUTERS. .

Voo de Jeff Bezos na Blue Origin

O lançamento suborbital de um local nas planícies do deserto do oeste do Texas é um teste crucial para o foguete New Shepard, novo combo de foguete e cápsula de 18,3 metros de altura, totalmente autônomo da Blue Origin, que é crucial para que Bezos explore o potencialmente lucrativo mercado de turismo espacial.

A missão é o primeiro voo não pilotado ao espaço com uma equipe totalmente civil. A Blue Origin, que não tem nenhum de seus astronautas ou funcionários treinados a bordo.

O bilionário norte-americano de 57 anos voou em uma viagem até a borda do espaço, nove dias depois que o britânico Richard Branson esteve a bordo do voo suborbital inaugural de sucesso de sua concorrente, a empresa de turismo espacial Virgin Galactic, saindo do Novo México.

Branson chegou ao espaço primeiro, mas Bezos deva ter voado mais alto: 62 milhas (100 km) para a Blue Origin em comparação com 53 milhas (86 km) para a Virgin Galactic, no que os especialistas chamam de o primeiro vôo espacial sem pilotos do mundo, composto apenas por civis.

Bezos, fundador da empresa de comércio eletrônico Amazon.com Inc, e seu irmão Mark Bezos, se juntaram a outros dois. A aviadora pioneira Wally Funk, de 82 anos, e o recém-formado no ensino médio Oliver Daemen, de 18 anos, que juntos se tornaram, respectivamente, a pessoa mais velha e a mais jovem a chegar ao espaço. Bezos abraçou Funk após o pouso.

O vôo coincide com a data em que os norte-americanos Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin se tornaram os primeiros humanos a andar sobre a Lua, em 20 de julho de 1969. New Shepard leva o nome de Alan Shepard, que em 1961 se tornou o primeiro norte-americano no espaço.

O lançamento foi testemunhado por membros da família Bezos e funcionários da Blue Origin, alguns espectadores se reuniram ao longo da rodovia antes do amanhecer e aplaudiram o voo.

Sobre a New Shepard

O combo foguete e cápsula New Shepard foi projetado para voar de forma autônoma com seis passageiros mais de 62 milhas (100 km) acima da Terra para o espaço suborbital, alto o suficiente para experimentar alguns minutos de ausência de gravidade e ver a curvatura do planeta antes da cápsula pressurizada retorna à terra com paraquedas.

A cápsula possui seis janelas de observação que, segundo a Blue Origin, são quase três vezes mais altas do que as de um Boeing 747 e as maiores já usadas no espaço.

Veja a transmissão da decolagem da New Shepard ao vivo:

*Com Reuters

Leia também:

Investir em Ações é ainda mais fácil com taxa de corretagem ZERO! Aproveite agora

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!