Siga nossas redes

Geral

Mudanças na isenção do IPVA deixam de fora 280 mil pessoas com deficiência

O critério deixa de ser a doença do motorista e passa a ser a necessidade de um carro adaptado para sua deficiência.

São Paulo
Avenida Paulista, em São Paulo.

O Governo de São Paulo mudou as regras para conceder a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) a pessoas com deficiência. Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento, cerca de 280 mil portadores perderam o benefício e vão ter que pagar o imposto em 2021.

LEIA MAIS: Pagamento de IPVA começa nesta quinta-feira em São Paulo

A justificativa do governo para as mudanças é “garantir o direito a quem realmente precisa e combater fraudes”, mas ao apresentar dados, divulgou apenas o aumento de mais de 150% no número de veículos com isenção no estado, entre 2016 e 2019, sem informar a proporção fraudulenta.

Em contraste, levantamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência mostrou que o crescimento da população com deficiência em São Paulo foi de 2,1%, de cerca de 3,1 milhões de pessoas em 2016 para mais de 3,2 milhões em 2019.

A estimativa é de que a diferença entre, o que deixa de ser recolhidos em 2021 com a isenção do IPVA e, a renúncia em 2020, fique em R$ 544 milhões.

Para consultar se manteve o direito à isenção, o motorista pode acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento com o número do Renavam e da placa do veículo. Pelo site o proprietário de veículo que perder a isenção do imposto e se sentir prejudicado também pode apresentar novo pedido.

Veja também:

  • IPVA 2022 mais caro: vale a pena pagar à vista com desconto?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.