Siga nossas redes

Geral

Prova de vida do INSS passa a ser obrigatória a partir desta terça-feira

Exigência estava suspensa desde março de 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

INSS Previdência Social
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

A prova de vida dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a ser obrigatória a partir desta terça-feira (1), sob o risco de bloqueio dos benefícios. A exigência estava suspensa desde março de 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Além da possibilidade de comparecer pessoalmente aos bancos e instituições financeiras pagadoras dos benefícios, é possível também fazer a comprovação de vida por meio da biometria facial nos aplicativos “Meu INSS” E “Meu gov.br”.

Também é possível realizar a prova de vida normalmente em uma agência do banco em que recebe o benefício. Nesse caso, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, a carteira de motorista ou a Carteira de Trabalho.

A portaria determina que a rotina de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil passa a valer a partir do pagamento de maio.

Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020. No mês seguinte, julho, para os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho. O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021.

Os beneficiários que têm dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção podem buscar ainda atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Também é possível cadastrar uma pessoa como procuradora para realizar o exame. Essa opção, contudo, somente está disponível para os beneficiários que têm dificuldade de locomoção.

O INSS informou ainda que para os beneficiários residentes no exterior, a “retomada do processo de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de comprovação de vida” será divulgada em outra portaria.

Prova de vida do INSS

Veja a seguir as datas para a realização da comprovação de vida do INSS:

Prova de Vida realizada:Mês para realização da Prova de Vida:
Setembro e outubro/2020

Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020
Outubro/2021
Março e abril/2021
Dezembro/2021
Março e abril/2020
Junho/2021
Maio e junho/2020
Julho/2021
Julho e agosto/2020
Agosto/2021
Janeiro e fevereiro/2021
Novembro/2021

Veja também:
Ação Petrobras, PetroRio ou 3R Petroleum: qual é melhor para surfar a alta do setor?
Tabela INSS 2021: Veja a alíquota mensal e como fazer o cálculo
Investindo em ações no longo prazo é a melhor opção?

Crédito: Diário Oficial

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.