Siga nossas redes

Geral

Quem vai ganhar a Copa do Mundo 2022? Veja as probabilidades de Samy Dana

Entenda como o InvestNews irá prever os prováveis resultados da Copa do Catar com cálculo do economista Samy Dana no projeto futscinese.com.

Ilustração de jogador de futebol chutando a bola para o gol na copa do mundo

Acertar quem vai vencer no futebol é uma das tarefas mais imprevisíveis. Mesmo assim, será possível saber as previsões das cinco fases da Copa do Mundo Catar 2022 (fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final) por meio das estatísticas realizadas pelo economista Samy Dana no projeto futscience.com na página especial da Copa do Mundo no InvestNews

Quando começa a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo 2022 terá início em uma segunda-feira, dia 21 de novembro e terminará num domingo, 18 de dezembro.  Os jogos da Copa serão realizados no Catar, na Península Arábica.

Quem vai ganhar a Copa?

Com o uso de algoritmos, é possível calcular os resultados mais prováveis de cada jogo da Copa no Catar. Após o sorteio de times, as equipes que disputarão a fase de grupos da Copa do Mundo 2022 são incluídas nos cálculos, que consideram várias estatísticas.

A metodologia usada por Samy Dana consiste em 1 milhão de possibilidades baseadas no desempenho das seleções nos últimos anos. Segundo o economista, os cálculos mostram aspectos pouco conhecidos do futebol e as estatísticas mostram o que faz de fato um time ganhar ou perder.

AI, machine learning e big data

Para calcular os resultados da Copa do Catar, a equipe futscience.com usa inteligência artificial, machine learning e big data para computar todos os dados. São criados algoritmos e ferramentas de estatística para o reconhecimento de padrões nos jogos. E com o auxílio desses recursos, é possível prever como as equipes devem se comportar em uma determinada partida, se aquele time sairá vitorioso ou não. 

Até mesmo empates estão incluídos nas probabilidades. Mas, para isso, o futscience.com usa ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas: passe, passe de bola, finalização, assistência e local dos jogos. Após essa etapa, um milhão de combinações são realizadas com todas as seleções. O resultado se dá no percentual que vai indicar se aquele time será o favorito ou não naquela partida.

Estatísticas esportivas estão em alta

“Hoje em dia tudo é algoritmo. E o futebol é o candidato ideal ao uso dessas técnicas justamente pelo volume cada vez maior de dados que são produzidos”, aponta Samy.

Segundo o economista, as estatísticas por meio da análise de dados já são muito aplicadas em outras modalidades esportivas, como beisebol, futebol americano e basquete. Porém, como nessas modalidades a pontuação é muito maior quando comparado a um jogo de futebol, acaba por facilitar no momento dos cálculos. 

No futebol não é incomum ter partidas que fiquem no 1 x 0, o que sendo um saldo de gols muito baixo, a base de cálculo para as projeções fica mais desafiadora. Mais de 30% das partidas terminam com apenas um gol ou sem nenhum de acordo com o livro “Os números do Jogo”, de David Sally e Chris Anderson. Com isso, é mais difícil para os times mais fortes confirmarem o favoritismo. 

Veja Também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.