Siga nossas redes

Geral

TikTok e WeChat têm downloads proibidos nos EUA

Atualizações dos aplicativos também devem ser bloqueadas; decisão ocorre em meio ao aumento da tensão com a China.

O TikTok e o WeChat serão proibidos dos Estados Unidos a partir de domingo (20), segundo anunciou nesta sexta-feira (18) o Departamento de Comércio norte-americano. A ordem é impedir que as pessoas baixem ou atualizem esses aplicativos no país. 

A proibição ocorre em meio à escalada das tensões entre China e EUA. Nesse cenário, a chinesa ByteDance, dona do TikTok, tem buscado um acordo para continuar funcionando nos EUA.

A empresa tem buscado negociações com companhias como a Oracle para seguir com as operações no país. Já dona do WeChat é a Tencent, que, além do aplicativo de mensagens nos EUA, também tem operações de jogos online.

O argumento do governo norte-americano para as restrições contra os aplicativos chineses é a preocupação sobre a segurança dos dados dos usuários.

No comunicado divulgado nesta sexta, o Departamento de Comércio disse que “o Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”, apontando ainda uma coleta “maliciosa” de dados por meio das empresas.

“As ações de hoje provam mais uma vez que o presidente Trump fará tudo ao seu alcance para garantir nossa segurança nacional e proteger os americanos das ameaças do Partido Comunista Chinês”, disse em nota o secretário do Departamento de Comércio dos EUA, Wilbur Ross.

Leia também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.