Siga nossas redes

Geral

Touro dourado da B3 é alvo de protesto um dia após inauguração

Grupo colou cartazes na escultura em manifestação contra a fome. Touro dourado da B3 é inspirado em monumento dos EUA.

Touro dourado da B3 é alvo de protestos. (Foto: Divulgação / Fogo no Pavio)
Touro dourado da B3 é alvo de protestos. (Foto: Divulgação / Fogo no Pavio)

Um dia depois de ser inaugurada, a escultura de touro dourado instalada em frente à sede da B3, em São Paulo, foi alvo de protestos. Um grupo colou cartazes em uma manifestação contra a fome.

O ato foi realizado pelo grupo “Juventude Fogo no Pavio”. “Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho”, escreveu o grupo no Twitter.

Segundo informações do “Portal G1”, a manifestação aconteceu por volta de 6h30 e levou cerca de 5 minutos. Um segurança da B3 tentou impedir a ação. Alguns minutos depois, um caminhão da limpeza urbana passou para limpar o local.

Touro dourado inaugurado em frente à sede da B3. (Foto: Divulgação)
Touro dourado inaugurado em frente à sede da B3. (Foto: Divulgação)

Escultura

B3 (B3SA3), empresa que opera a bolsa brasileira, inaugurou na terça-feira a escultura de um touro em frente a sua sede, no centro de São Paulo. A figura, símbolo do mercado financeiro, tem inspiração no Touro de Wall Street, estátua localizada no Financial District, sul de Manhattan, em Nova York. 

Construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva, o Touro tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura. A empreitada é resultado de uma parceria com o economista, apresentador e influenciador digital Pablo Spyer e o artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli.

A inauguração do “touro da B3” rendeu memes nas redes sociais, com comparações com o monumento original nos Estados Unidos.

The Charging Bull ou Touro de Wall Street, no distrito de Manhattan, Nova York, EUA, 16 de janeiro de 2019. REUTERS/Carlo Allegri

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.